Clima natalino em Riga, capital da Letônia

As seis semanas que antecedem o Natal em Riga são recheadas de tradições com uma programação intensa na capital da Letônia. Desde o tempo medieval os mercados de Natal fazem parte das festividades de final de ano em toda Europa e em Riga desde o primeiro domingo de advento a praça do Duomo foi transformada numa fábula encantada. A feirinha de Natal em Riga esbanja charme e apresenta todos os elementos que se espera num mercado natalino. No coração do centro histórico as barraquinhas coloridas criam um cenário encantador, com um pinheiro gigante no centro da praça, ornamentação colorida, luzes e é claro, tudo coberto de neve, que nesta época do ano aparece sem modéstia.

Os corais de Natal misturados ao burburinho dos visitantes ecoam pelas ruazinhas adjacentes e antes mesmo de chegarmos na feira já vivemos o clima contagiante de Natal da Letônia. O aroma inconfundível do vinho quente misturado com especiarias, gengibre, cravo e canela convida a todos a saborear as delícias natalinas locais. Visitantes podem degustar os pratos tradicionais da Letônia à base de porco, batata e muito repolho curtido preparados na hora, ao ar livre, no mercado de Natal de Riga. Em uma das barracas com pratos típicos, conversamos com o jovem estudante Kris Krievins, 20 anos, vestido a carater e trabalhando na feira pelo segundo ano. Kris nos contou um pouco mais sobre a culinária letã destacando que o prato preferido dos locais nesta época do ano são as ervilhas cinzas acompanhadas por um molho de cebola e bacon. Eu agradeci a provinha que ele me ofereceu mas um casal do lado garantiu que a receita é deliciosa. Experimentei o quentão com uma panqueca de batata bem gostosa. Na casinha de pão de mel no coração do mercadinho aproveitei para comprar as tradicionais bolachinhas de gengibre que são a cara dos mercadinhos de Natal europeu. Para quem está procurando uma opção de presente a feira na capital letã tem vários, desde os docinhos personalizados, até as peças de âmbar, artesanato, lembracinhas de madeira e muitos artigos de lã e pele, inclusive pelegos. As cadeiras e bancos espalhados pela praça são cobertos por pelegos e tapetes de lã para aqueles que quiserem curtir o clima festivo sentados mas sem congelar.

Kris ajuda na preparação dos pratos típicos.

É impossível não se deslumbrar com a magia desta pequena capital durante o Natal. Nesta semana o inverno chegou a todo vapor por aqui. Nevou praticamente todos os dias transformando os parques num manto cintilante aguçando ainda mais o clima natalino.

Escurece pelas três da tarde mas a neve caindo noite a dentro cria paisagens que parecem cartões postais, aqueles cenários dignos de filmes de Natal. O mercado de Natal de Riga fica aberto até a primeira semana de janeiro.

Nosso Natal neste ano será mais uma vez ai na terrinha, no calor dos trópicos, curtindo as festas com a família. A coluna retorna em meados de janeiro.

Espírito natalino no coração da capital letã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido