Desafios e conquistas das mulheres advogadas

-

Cada vez mais as mulheres têm ganhado espaço em diferentes frentes e na advocacia não é diferente. O Dia da Mulher Advogada comemorado hoje, 15 de dezembro, marca as conquistas ao longo dos anos e o quanto as mulheres seguem avançando na profissão.
Grace Kellen Corrêa de Freitas, 36 anos, é professora do curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e coordenadora do Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ) dos campus de Sobradinho e Venâncio Aires.
Com 10 anos de docência, ela atua como advogada há pelo menos sete anos. Grace é especialista em Direito Processual Civil e Direito Empresarial, além da atuação na área de contratos e direito de família. “Atendemos, principalmente pelo GAJ, diferentes causas que envolvem Direito de Família e Sucessões”, comenta. A advogada está no gabinete de Venâncio há dois anos e, há quatro, em Sobradinho.
Em sala de aula, a presença da mulher tem se mantido equivalente ao número de homens. Grace salienta que em cargos públicos isso também é evidente, com cada vez mais mulheres juízas, promotoras, policiais civis, militares e delegadas, por exemplo. “Com cada vez mais mulheres nestas posições, é uma questão de normalizar a presença feminina em diferentes setores”, complementa.
Neste sentido, a profissional enfatiza que também está a questão do preconceito, que é presente por reação social a uma realidade em que não se está acostumada.

CONQUISTAS
Grace Kellen afirma que uma das maiores conquistas das mulheres advogadas foi a licença-maternidade, com suspensão dos prazos. “É uma atividade liberal, então essa garantia é muito importante para as mulheres”, reforça. A professora acrescenta que é uma questão em que não é possível competir com os homens, pois colide com a idade fértil e início da carreira profissional.
No ano de 2021, pela primeira vez, o número de mulheres é maior que o de homens inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “É uma vitória feminina. Não no sentido de ganhar ou perder, mas de mostrar que o universo não é mais tão masculino assim”, observa.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido