Pretto pode ser Ministro

O presidente eleito Lula (PT) está anunciando seus ministros, em meio a uma grande disputa por espaço de partidos, que foram 12 que lhe apoiaram, e lideranças. Dos petistas gaúchos, Edegar Pretto, deputado estadual que concorreu ao governo do estado, é cotado para ser Ministro da Agricultura Familiar, nova pasta que será criada, desmembrada da Agricultura. Pretto conhece a área, é filho do falecido deputado Adão Pretto, que foi eleito pelo MST e defendia a agricultura familiar. Mas Valmir Assunção, deputado federal do PT da Bahia, que já tem dois ministros nomeados, também quer a pasta. Ter um gaúcho no novo Ministério voltado à agricultura familiar, seriam muito bom.
Rui Costa, baiano escolhido por Lula para a Casa Civil, anunciou no fim de semana que o governo do PT vai ampliar os atuais 23 ministérios do governo Bolsonaro, para 37 ministérios no governo Lula.
Na sexta, 16, no almoço do deputado federal Heitor Schuch (PSB) ele me falou da ‘briga de foice’ que é a disputa por cargos e deixou escapar que o PSB, que elegeu o vice-presidente Geraldo Alckmin, está descontente. Teve até agora anunciado o nome do ex-governador do Maranhão, eleito Senador, Flavio Dino, para o Ministério da Justiça. Mas Dino se elegeu pelo PSB por conveniência, pois na verdade foi PC do B a vida inteira, citou Schuch, liderança dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, que seria outro nome gaúcho com conhecimento da agricultura familiar que poderia ser Ministro da pasta.

Notinhas

  • Governador Eduardo Leite (PSDB), primeiro reeleito no RS, e o seu vice, Gabriel Souza (MDB), deputado estadual, foram diplomados ontem pelo TRE. São dois jovens de diálogo eleitos para governar o RS. E a educação é a principal bandeira. Prenúncio de coisas boas para os gaúchos.
  • E o STF, a instância superior da justiça brasileira, deu mais um soco na cara dos brasileiros de bem. Soltou o ex-governador do Rio, Sergio Cabral (MDB), condenado há 400 anos de prisão por desviar dinheiro público. Mais uma ação do STF que nos faz acreditar que o crime compensa nesse país.
  • Como no Congresso tinha resistência para aprovar a PEC Fura-Teto, que permite Lula gastar sem limites, Gilmar Mendes foi lá e autorizou, passando por cima de 513 deputados e 81 senadores. O STF governa o país no ‘canetaço’.
  • A Argentina venceu a Copa do Catar ao bater a França na final. Torci pela conquista para premiar Lionel Messi, uma lenda do futebol mundial. Em 2006 quando o Inter ganhou o Mundial do Barcelona, Messi era um menino que começava a despontar no clube catalão. Desde então ele brinda o mundo com sua arte no futebol. Merecida a Copa e a Bola de Outro de melhor jogador.

Do Twitter

  • Folha S. Paulo: Julgamento que levou Lula à prisão começou com fake news, diz papa Francisco
  • CNN: O ministro do STF Gilmar Mendes determinou que o Bolsa Família seja excluído do teto de gastos. Essa decisão interfere diretamente na tramitação da PEC do Estouro, que tem votação prevista para esta terça-feira, 20.
  • Renan Calheiros: O STF acaba de decidir que a miséria humana não pode ser objeto de chantagem. Excluir do teto de gastos recursos para custear benefícios sociais de erradicação da pobreza prometidos pelo Presidente Lula foi uma grande decisão do Ministro Gilmar Mendes
  • Hamilton Mourão: A decisão do Ministro Gilmar Mendes, excluindo o Bolsa Família do teto de gastos é mais uma clara interferência no equilíbrio entre os poderes, buscando reduzir a pressão da votação da PEC da transição ao mesmo tempo em que ignora qualquer preocupação com o equilíbrio fiscal.
  • Marcel van Hattem: O Supremo já fechou o Congresso Nacional, só não vê quem não quer. Judiciário decide sobre tudo que cabe ao Parlamento: um Ministro tem mais poder em uma canetada do que 594 parlamentares. Legislativo pra quê?
  • AC Macedo: Liberdade para Sérgio Cabral é mais uma bofetada na cara de quem faz tudo certinho nesse país. Vergonha de ser honesto



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido