Por Luana Schweikart e Leonardo Pereira
WS Multimarcas
A esquina da rua 1º de março com a Barão do Triunfo é a casa da WS Multimarcas, inaugurada em novembro deste ano. O proprietário, Wellington Silva, 25 anos, está no ramo da venda de automóveis seminovos desde outubro de 2019, mas foi neste ano que conquistou seu próprio negócio. Há pouco mais de um mês, o empreendimento funciona no local, que foi escolhido com o objetivo de ampliar as opções de comércio nas ruas próximas às principais e abrir as possibilidades aos clientes. Ao mesmo tempo, o vínculo familiar também contribuiu para que a WS Multimarcas seja neste local. Atualmente, a empresa conta com mais dois colaboradores, Leonardo e Marco.
Silva menciona que o local é atrativo para o comércio de carros pois muitas escolas infantis estão próximas ao ponto. “O movimento é grande devido o fluxo de escolas, e foi isso que me fez adquirir uma maior quantidade de carros espaçosos e confortáveis, já que as famílias passam aqui e acabam vindo comprar com a gente. E com a loja na esquina, também consegui ter uma boa visibilidade para expor os veículos”, destaca. A rua, que é próxima do Centro, oferece mais opções de vagas de estacionamento, mesmo que muitos comerciantes ainda deixem seus carros o dia todo nestas ruas para não pagar o rotativo, segundo o proprietário.
A 1º de Março é formada por residências e comércios, o que também traz segurança e tranquilidade ao proprietário. “Tenho amizade e uma parceria legal com os moradores. Por isso saio daqui tranquilo, porque sei que se o alarme disparar, por exemplo, serei avisado por eles.” Entre as melhorias que Silva cita para a rua, está a recolocação das pedras de pavimentação retiradas pela Corsan para serviços de esgoto. Uma indicação para o fluxo do trânsito é também implantar faixa amarela de estacionamento e faixas de pedestres em função das escolas, o que também beneficiará outros negócios.
Nuno Gastronomia e Choperia
A história do empresário Fábio Santos, 45 anos, com a rua Visconde do Rio Branco, é de anos. Antes de abrir o Nuno Gastronomia e Choperia, tinha a Pizzaria Di Nápoli já na mesma rua, um pouco abaixo do local que está hoje. O ponto, atrás do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) foi uma casualidade, segundo ele, mas que gosta do local por ser uma rua tranquila, com mais vagas de estacionamento e que ao mesmo tempo, é próxima do Centro para a vinda dos clientes. A Di Nápoli perdurou por quatro anos no mesmo lugar que agora, desde janeiro, é o Nuno. “Repaginamos o cardápio com uma nova identidade para o estabelecimento com o Nuno” afirma.
O espaço atual oferece a capacidade e o conforto que busca aos clientes do estabelecimento. Para Santos, a rua não tem toda a visibilidade e movimentação do Centro da cidade, mas oferece segurança e é no local que evoluiu com os negócios que teve. Um ponto principal destacado pelo proprietário do Nuno é que o calçamento da rua deveria ser melhorado, já que muitas pessoas reclamam da situação.

Déia Restaurante
Há 21 anos localizada na rua Visconde do Rio Branco, número 698, a Déia Restaurante é considerado um dos restaurantes mais tradicionais de Venâncio Aires. Segundo a proprietária, Andréa Luciana Kist, o estabelecimento ficou dois anos na rua Reynaldo Schmaedecke e, após se mudar para a atual localização, nunca mais precisou repensar o local. “É tudo perto, inclusive escola, Prefeitura e Hospital. Por isso, teve um ótimo crescimento nesse período em que estamos aqui, o que é positivo para o negócio”, cita.
Apesar do movimento intenso de veículos, Déia considera a rua calma e segura. De acordo com ela, nunca houve qualquer preocupação, inclusive com os filhos, que cresceram no local – onde também está localizada a residência da proprietária. “Nunca tive problemas. E no fim de semana acalma também, por que o comércio fecha”, destaca.
Ela afirma que o restaurante se diferencia pela comida caseira, que utiliza alimentos naturais e um toque de amor pelo que faz. “Busco tratar os clientes da melhor forma possível para que eles se sintam em casa. Não temos um prato preferido, todo dia tem um cardápio diferente. Estou bem satisfeita, adoro o que faço, e aqui é um local muito bom de morar e também de ter o restaurante”, finaliza.

Compumate Softwares Corporativos
Atualmente administrada por Emílio Jacobi Netto e Tiago Jacobi, a Compumate Softwares Corporativos está localizada na rua Emílio Selbach, 825, desde 2005. Com 34 anos de atividades, a mudança aconteceu pela localização ser atrativa e de fácil saída e entrada do município. “Também tem pontos de referência próximos, como o Corpo de Bombeiros Militar de Venâncio Aires, por exemplo”, explica Tiago Jacobi.
Emílio Jacobi Netto afirma que a rua é bem segura e tranquila e destaca a facilidade para encontrar vagas de estacionamento, algo que é complicado para uma localização central da cidade.
A Compumate trabalha no segmento de softwares e desenvolvimento de sistemas 100% próprios, nada é terceirizado, e atende comércio, indústria e serviços. “Começou com o nosso pai, e hoje são 60 colaboradores e atendemos mais de 100 cidades do Rio Grande do Sul e oito estados”, frisa Emílio Jacobi Netto.
