Na quinta-feira, 22, no auditório da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), campus Venâncio Aires, os 33 alunos do Curso de Português para Estrangeiros receberam a certificação do curso em cerimônia de formatura. O curso teve início no dia 10 de setembro e contou com 12 encontros, encerrados na terça-feira, 13. Todas as aulas foram na Casa do Imigrante. Esta é a segunda turma que participa, mas a primeira com a parceria entre Unisc e Sicredi, com uma professora da Unisc Idiomas, que consegue certificar os alunos de acordo com portaria do Ministério da Educação (MEC).
O curso foi realizado em uma parceria da Unisc Idiomas, com a realização e participação da professora e estagiários que atuaram diretamente com os alunos; o Grupo de Trabalho em Apoio a Refugiados e Imigrantes (Gtari) – projeto de extensão da Unisc –, como articulador e idealizador do curso; Sicredi com os recursos de custeio; e a Prefeitura Municipal, que entrou com a estrutura física.
De acordo com uma das servidoras da secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social e bolsista do Gtari, Grichele Alexandra de Freitas da Rosa, a busca do curso de português se deu pela demanda dos imigrantes chegarem em território desconhecido sem conhecerem e dominarem o português. Estrangeiros da Síria,Venezuela, Haiti, Palestina e Senegal relatavam a falta de comunicação, a dificuldade de se inserir no mercado de trabalho e na sociedade. “Sabemos que eles não saíram fluentes, mas é importante para repassar informações e conhecimentos básicos da língua, e também para auxiliar no processo de naturalização como brasileiros.”