Maurício Alf é eleito patrão do CTG Querência da Mata

-

Após seis anos à frente do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata, Renato Dameda, 52 anos, passará o cargo de patrão da entidade para Maurício Alf, 29 anos. A eleição da nova patronagem ocorreu no último dia 14, mas a posse dos membros será realizada apenas no dia 5 de fevereiro, quando também será realizado um almoço festivo em comemoração aos 23 anos do CTG e a inauguração da sede própria.

Dameda, que faz parte do Querência da Mata há 13 anos, ressalta como um dos pontos positivos do tempo que foi patrão do CTG é o fato de ter encontrado as pessoas certas e responsáveis para liderar cada setor. “O maior êxito foi ter tido uma boa equipe de trabalho. Em todas as áreas eu tinha as pessoas corretas”, avalia.

Nesse sentido, ele observa que o patrão apenas ‘puxa a fila’. Como exemplo disso ele cita a realização da festa campeira estadual, promovida anualmente em dezembro pela entidade tradicionalista. “É o nosso maior evento e todos as funções são bem divididas. Cada setor sabe pelo que é responsável”, comenta.

Outro destaque desse período foi a construção da sede própria do CTG, junto ao Parque Municipal das Orquídeas, em Vila Santo Antônio. “O galpão sempre foi um sonho e a patronagem conseguiu manter o grupo unido para terminá-lo. Todos auxiliaram de alguma forma. Quem não podia trabalhar, ajudou financeiramente”, salienta.

O local ainda precisa ser finalizado com a construção de banheiros e pintura, mas já é utilizado para a realização de diversas atividades. A partir de fevereiro, Dameda assumirá o cargo de vice-coordenador de cavalgada, área com a qual tem bastante afinidade, e passará a integrar o Conselho Vaqueano do CTG Querência da Mata.

“O sentimento é de dever cumprido. Procurei fazer o trabalho da melhor possível e fico feliz em saber que ele vai ter continuidade. Fica meu agradecimento a todos que se envolveram nesse tempo: os sócios, a Prefeitura e a imprensa.”

RENATO DAMEDA

Atual patrão do CTG Querência da Mata

70

é o número de sócios ativos do CTG Querência da Mata, a maioria deles são famílias. Os participantes da entidade são de Mato Leitão, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires.

CONTINUIDADE DO TRABALHO

Ao ser eleito patrão do CTG Querência da Mata para os próximos dois anos, Maurício Alf ressalta o desejo de dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido e reforça que estará aberto ao diálogo. “As coisas estão dando certo e isso dá mais coragem de assumir. Temos a nossa casa [sede própria] e um bom grupo de trabalho. Me sinto honrado pela oportunidade”, menciona.

Atual capataz da Campeira, Alf está acostumado a fazer muitas visitas em eventos promovidos por entidades tradicionalistas da região. Para isso conta, especialmente, com o auxílio do vice-capataz desse setor, José Luis Becker, o Chico Becker. Prestigiar os eventos em outras cidades é importante para assegurar o sucesso da festa campeira do Querência da Mata.

Como metas para o trabalho, o patrão eleito cita a construção de arquibancada junto à pista de laço situada no Parque Municipal das Orquídeas. “Visitando outros lugares a gente percebe que quando se tem um espaço melhor para acomodar os visitantes, o público aumenta”, explica. Por isso, o grupo já está trabalhando para conseguir encaminhar essa obra.

Mas antes disso, os tradicionalistas querem retomar a parte artística do CTG Querência da Mata. A ideia é formatar grupos de dança mirim [com crianças] para realizar apenas apresentações, sem envolver competições. A ideia é que isso aconteça dentro de seis meses e envolva as escolas de Mato Leitão. Com isso, a nova patronagem acredita que mais pessoas vão se envolver com a entidade. Além disso, outra meta é voltar a eleger o prendado do CTG Querência da Mata.

PRIMEIRA VICE-PATROA

Prestes a completar 23 anos de fundação – o aniversário da entidade é em fevereiro – o CTG Querência da Mata terá pela primeira vez uma mulher como vice-patroa. Angela Maria Bergenthal, 51 anos, assumirá o cargo no próximo ano. Esposa do atual patrão, Renato Dameda, ela acompanhou de perto e participou do trabalho da patronagem nos últimos seis anos.

Para ela, tudo até agora foi uma conquista. Ela também ressalta que esse é um trabalho de doação e de coletividade. “São várias mãos por um só objetivo”, comenta. A continuidade do trabalho também é mencionada por ela, que acompanhou Dameda ao longo do tempo como patrão.

“Para mim é um orgulho. Quero fazer mais ainda pela entidade e pela cidade de Mato Leitão. Quero terminar os objetivos que começamos a traçar”, destaca. Além disso, Angela agradece a oportunidade de ocupar a função. “O sentimento também é de dever cumprido e tenho a vontade de dar continuidade e concluir nossos objetivos.”

“Estou feliz e honrado em ser indicado para o cargo. Agradeço a todos os que aceitaram o desafio comigo e aos sócios que confiam na sequência do trabalho. Sempre digo que uma entidade não se refere a uma pessoa só, é um coletivo.”

MAURÍCIO ALF

Patrão eleito do CTG Querência da Mata

Patronagem

• Patrão – Maurício Alf

• Vice-patroa – Angela Maria Bergenthal

• Patrão de honra – Prefeito Carlos Bohn

• Sota capataz – Sanir Freytag

• Vice-capaz – Cristiano Loeblein

• Agregado das pilchas – Joenir Heinen

• Vice-agragado das pilchas – Diego Sebastiani

• Capataz campeiro – Leonardo Menezes

• Vice-capataz campeiro – José Becker (Chico Becker)

• Capataz de Cavalgada – Delmar Carvalho

• Vice-capataz de Cavalgada – Renato Dameda

• Capataz artística e cultural – Carmen Goerck

• Vice-capataz artística e cultural – Cristine Alf

• Capataz de Patrimônio – Renato Henrique

• Vice-capataz de Patrimônio – Décio Leismann

• Capataz de Cavalgada Feminina – Danieli Schneider

• Vice-capataz de Cavalgada Feminina – Gislaine Santos

• Capataz de Eventos – Glauber Ferreira

• Vice-capataz de Eventos – Paulo Lehmenn

• Capatazes de Rancho – Renato Schwingel e Jair Oliveira

• Conselho Vaqueano – Paulo Silva, Paulo Lehmenn, Renato Dameda, José Carvalho e José Becker (Chico Becker)

• Agregada das Falas – Carmen Goerck



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido