A presença de fios e cabos soltos, em desuso, e até amarrados em placas de sinalização, é um problema recorrente e que pode causar acidentes de trânsito, principalmente para ciclistas e motociclistas. Em Santa Cruz do Sul, a solução encontrada foi acionar a Rio Grande Energia (RGE) para que cobre providências das empresas de telefonia, internet e TV a cabo, que usam os postes da concessionária. A Prefeitura de Venâncio Aires, segundo informou o prefeito Jarbas da Rosa, segue na mesma direção.
De acordo com o chefe do executivo, a concessionária responsável pelo serviço de distribuição de energia elétrica poderá ser acionada, caso os problemas não sejam solucionados. “Inclusive, já tivemos uma reunião com o Jurídico, que está tratando do assunto”, resumiu.
A intenção é notificar a RGE para que adote medidas para que seja cumprida a legislação referente ao excesso de fios e cabos em desuso nos postes, como forma de prevenir acidentes e dar um melhor visual à cidade. Tratam-se de cabeamentos pertencentes a empresas de telefonia, internet e TV a cabo que estão soltos ou arrebentados.
Estas empresas têm contrato para utilizar a estrutura (postes) da RGE e, por isso, devem se responsabilizar sempre que um fio/cabo arrebente ou apresente outros problemas, como aquelas ‘barrigas’. E, quando ficar em desuso, deve ser retirado.
Descaso
Mas o que se vê em diversos pontos da cidade são fios e cabos soltos e arrebentados e, alguns deles, amarrados em placas de sinalização. Há denúncias de fios que estão arrebentados desde o vendaval do começo do mês e até por acidentes com caminhões -baú, causados anteriormente.
A reportagem da Folha do Mate percorreu as ruas da cidade e encontrou estes problemas em diversos pontos. São situações verificadas na área central, como no cruzamento das ruas Visconde do Rio Branco com General Osório (onde um fio está amarrado em uma placa de ‘Pare’), por exemplo, como no Loteamento Parque do Chimarrão, onde também há um cabo amarrado em uma placa de sinalização