Se o Colorado finalizasse o ano com a campanha do Brasileirão, a temporada seria exitosa. O vice-campeonato, sendo superado apenas pelo Palmeiras, foi, de certa forma, surpreendente.
Porém, as eliminações para o desconhecido Globo na primeira fase da Copa do Brasil e para o Melgar, nas penalidades da fase de quartas de final da Sul-Americana, tacharam o time de perdedor mais uma vez, fazendo com que jogadores como Edenilson e Daniel, por exemplo, perdessem espaço no time titular. De positivo, a chegada de Mano Menezes e as contratações de jogadores que atuavam no exterior, como Pedro Henrique, Vitão, Alan Patrick e Wanderson. O Inter tem um time praticamente pronto para 2023.
Grêmio supera Série b
O Grêmio disputou a Série B do Campeonato Brasileiro pela terceira vez na sua história. A temporada foi difícil, maçante para o apaixonado torcedor gremista. Acabou vice-campeão, atrás do Cruzeiro. Alguns sobressaltos no decorrer dos 38 jogos, como resultados negativos em campo, principalmente no primeiro turno, e a troca de comando técnico de Róger Machado por Renato Portaluppi. No fim, o Tricolor fecha o ano com as contas positivas, o que possibilita contratar novos atletas para a formação de um grupo mais forte.
O adeus ao Rei do futebol
O mundo do futebol perdeu sua majestade. Edson Arantes do Nascimento, mineiro de Três Corações, se tornou eterno simplesmente como Pelé, o melhor jogador de todos os tempos. Desde meus quatro, cinco anos, lia o gibi do Pelezinho, personagem criado por Maurício de Sousa, para homenagear Pelé. Não assisti ao rei atuar de forma profissional, mas sua história está eternizada nos 1282 gols em 1372 jogos da carreira. Lembro de 1990, quando Pelé completou 50 anos e houve um amistoso comemorativo entre a Seleção Brasileira contra a Seleção do Mundo. Era um jogo festivo, mas com a vontade de Pelé vencer, como fora nas Copas do Mundo em que foi destaque. Gênio Pelé, fique bem!
Feliz 2023
Ano novo nos traz a esperança de dias melhores. Vamos superando as adversidades a cada dia em direção à felicidade. Amigos, boas festas!