Venâncio-airense já percorreu 10 mil quilômetros de bicicleta por 17 estados brasileiros

-

Quem nunca pensou em simplesmente viver viajando o Brasil ou o mundo? Para muitos, o pensamento fica apenas no projeto, contudo, o venâncio-airense Djoe Rosa, 28 anos, embarcou nessa jornada. Munido de uma bicicleta e tendo ao lado como companheira Iris Magalhães, que é natural de São José dos Campos, em São Paulo, Rosa já percorreu mais de 10 mil quilômetros e 17 estados brasileiros.

Ele conta que a ideia surgiu quando estudava em Pelotas. Rosa e Iris realizaram uma viagem de bicicleta para Montevidéu, no Uruguai, e se interessam mais por pedalar. Depois disso, começou o planejamento e a decisão foi tomada: iniciar a jornada pelo Brasil e viajar o mundo inteiro. “Inicialmente pensamos em ir até o México e conhecer a América Latina, mas ampliamos o projeto. Tivemos a ideia de começar pelo Brasil, conhecendo profundamente o país, acabar com alguns preconceitos e ter uma base mais aprofundada da realidade que vivemos”, conta.

Antes de embarcar nessa aventura, Rosa utilizava a bicicleta apenas como meio de transporte, tanto em Venâncio Aires quanto em Pelotas. “Fazia meus deslocamentos do interior para a cidade, mas nunca pensei nela como esporte ou para grandes deslocamentos”, cita.

Nesse momento, eles viajam pelo Ceará e, para quem quiser acompanhar o dia a dia do casal, os dois gravam vídeos semanais sobre as viagens e publicam no YouTube, no canal Coragem na Bagagem (com mais de 60 mil seguidores). E, diariamente, também apresentam sua vivência no Instagram, no perfil Coragem na Bagagem (com mais de 25 mil seguidores).

Aprendizados

Ainda que sofram com alguns percalços, como o clima e a geografia – Rosa cita que dias frios ou quentes em excesso são complicadores, assim como trechos de elevação -, e o trânsito – que, segundo ele, é perigoso, principalmente em grandes centros urbanos -, o venâncio-airense diz que é uma jornada de aprendizados. “Estamos conhecendo diferentes culturas e belezas naturais, é uma busca pelo desconhecido, para aprender e evoluir espiritualmente, entendendo as diferenças entre a minha realidade e de outras pessoas.”

O descobrimento de novas culturas faz com que aprenda sobre formas de viver completamente diferentes das rotineiras e tradicionais. “É uma forma de sair da bolha e entender como vive esse país imenso, que tem vários países dentro dele”, destaca.

Após a passagem pelo Brasil, o objetivo é seguir rumo à América Latina e, depois, dar prosseguimento para outros continentes. “Quero conhecer as culturas, os lugares, os ambientes, a natureza em toda a sua diversidade e ter um repertório de vida maior, que me faça entender a mim mesmo e o planeta que me cerca. Todos os dias aprendo algo, teórico ou de percepção, como a dinâmica social dos lugares”, pontua Rosa.

“Viajar de bicicleta é o melhor curso que eu poderia fazer. Ainda realizamos trabalhos voluntários e nos dispomos a aprender mais sobre o nosso povo, as particularidades de cada região do país e muitas áreas do saber. Quero manter essa abertura para novos conhecimentos até o fim da viagem.”

DJOE ROSA

Venâncio-airense

Por onde Djoe Rosa já passou:

  1. Foram 17 estados brasileiros. Entre eles Rio Grande do Sul (por onde começou a viagem), Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará (local em que está no momento). Totalizando 10,3 mil quilômetros rodados;
  2. Passou por todas as regiões do país e faltam apenas dois biomas para conhecer. Já presenciou o pampa, a mata atlântica, o cerrado, a caatinga, e ainda falta a amazônia e o pantanal.


Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido