Conheça os temas-enredo das escolas de samba de Venâncio para o Carnaval 2023

-

Recentemente, a Prefeitura assinou o contrato de patrocínio à Liga do Samba de Venâncio Aires (Lisva) para a realização dos desfiles de 2023. O Carnaval de rua está confirmado para as noites de 18 e 20 de fevereiro, sábado e segunda-feira, respectivamente. O valor repassado foi de R$ 100 mil e será dividido igualmente: R$ 20 mil para cada uma das cinco escolas que se apresentarão – Fiel Tribo Guarani, Unidos da Vila Freese, Imperatriz Cultural, Malandros do Ritmo e Acadêmicos do Samba Négo.

De acordo com o presidente da Lisva, o Rei Momo de Venâncio Aires, Valdir Ferreira, o recurso recebido é destinado exclusivamente para os preparativos das escolas de samba, enquanto que outras destinações, como segurança e organização, são de responsabilidade da Secretaria de Cultura e Esportes e da Prefeitura. “Itens como grades, banheiros e som são custeados à parte”, exemplifica o carnavalesco.

Ferreira afirma que os preparativos começam com as escolas anunciando seus temas e sambas-enredo, além da montagem dos carros alegóricos e das fantasias. Uma mudança para este ano é a parceria entre as escolas Malandros do Ritmo e Unidos da Vila Freese, que desfilarão juntas para homenagear o mestre de bateria Josimar da Cruz, que faleceu no palco durante show no ano passado. “A expectativa é muito grande. Depois de dois anos sem Carnaval, vamos voltar a fazer uma festa, a da retomada, que se torna um grande desafio”, diz o Rei Momo.

Preparativos

Faltando pouco mais de um mês para os desfiles, as cinco escolas de samba da Capital do Chimarrão avançam na organização e anúncio de temas-enredo, carros alegóricos, fantasias e surpresas para o grande dia.

Imperatriz Cultural: Segundo o presidente Jaime Monteiro, neste ano a escola terá como tema e samba-enredo ‘Superação’. O objetivo é mostrar, na avenida, a importância da saúde e educação dos bombeiros e a segurança. “São quatro áreas que devemos ter a nossa admiração, por tudo que superaram na pandemia”, destaca. Em breve, provavelmente na próxima semana, iniciam os ensaios e o samba-enredo será uma mensagem para todos que superaram alguma dificuldade durante a pandemia.

Fiel Tribo Guarani: Estampando as cores do Rubro-Negro, a Fiel Tribo Guarani terá como tema-enredo a Caravana Luzes de Natal. O presidente Moacir Eisermann enfatiza que é uma homenagem pelos 10 anos de trabalho elogiável, percorre as ruas em dezembro e levando o espírito de Natal. “O samba-enredo, no entanto, ainda está em composição”, afirma. Sobre os preparativos, ele diz que estão 60% prontos, alas finalizadas e o samba-enredo será lançado durante os ensaios. Ainda falta a finalização dos carros, algumas alegorias e fantasias, além de iniciar os ensaios. “Após a retomada pós-pandemia, pensamos em colorir a Rua Grande e fazer um renascimento. O tema foi escolhido para isso. Sempre temos a preocupação em deixar tudo pronto. Os parceiros são importantes e sempre ocorrem os encaixes”, destaca.

Malandros do Ritmo: A escola com a rainha e uma das princesas do Carnaval levará para a Rua Grande uma homenagem ao mestre de bateria Josimar da Cruz, falecido em 2022. O presidente Rogério Seibt diz que este vai ser um ano muito difícil para colocar a escola na rua sem a presença de Josi, como era conhecido, e que sempre foi um dos maiores incentivadores do Carnaval. “Todas as vezes que tratamos do assunto, a emoção toma conta da nossa turma, pois tínhamos contato o ano inteiro”, relata. O tema será feito em conjunto com a Unidos da Vila Freese, pois Josi era o mestre das duas escolas. Ele ainda afirma que os preparativos iniciaram no mês de junho do ano passado, com oficinas realizadas semanalmente. Segundo Seibt, as fantasias estão 80% prontas e, o restante, deve estar concluído até o fim de janeiro para, então, se dedicar aos carros alegóricos. “Nossa escola sempre traz inovações, mas só revelamos na Rua Grande, senão deixa de ser surpresa. A expectativa é das melhores, acho que todos os amantes do Carnaval, estão saudosos para festejar nos salões e também prestigiar os desfiles, programa este, que pode ser aproveitado em família”, finaliza.

Acadêmicos do Samba Négo: A escola de samba mais antiga de Venâncio Aires também está com os preparativos ‘a mil’. Segundo a carnavalesca Luciana Beatris Silva da Silva, neste ano o prazo para a confecção de fantasias e alegorias foi apertado, então é uma corrida contra o tempo para finalizar e realizar um belo Carnaval. Os preparativos começaram em 2022, com a preparação de fantasias. Agora é necessário atentar para os detalhes finais e seguir o trabalho. “Nossa ideia é dar início ao trabalho das nossas alegorias e finalizar as fantasias dos nossos destaques e alas da escola”, complementa. Depois de dois anos sem Carnaval, Luciana enfatiza que a escola está com um ânimo elevado e com muita vontade de voltar a viver aquele ‘frio na barriga’ que o Carnaval de Venâncio Aires sempre proporciona. “Se contarmos as surpresas, não terá graça na avenida, então convidamos a todos a se fazerem presentes no desfile”, convoca. O tema-enredo será ‘Négo Amor Eterno: A evolução dos 87 anos da sociedade’, enquanto que o samba-enredo ainda está sendo finalizado e será apresentado no dia 19 de janeiro, no Pré-Carnaval do Négo. “As nossas expectativas são as melhores, pois seremos uma das únicas cidades a promover o Carnaval. Estamos esperando um público bem significativo na rua Osvaldo Aranha este ano. A Acadêmicos do Samba Négo está se preparando para fazer um dos seus melhores carnavais”, afirma.

Unidos da Vila Freese: O samba-enredo, que será compartilhado com a Malandros do Ritmo, já está definido e homenageará o mestre de bateria Josimar da Cruz, falecido em 2022. Na próxima semana, em todas as terças e quintas-feiras, às 21h, na Associação de Moradores da Vila Freese, serão realizados os ensaios da escola. No sábado, 14, tem baile com lançamento do samba-enredo, também na associação. Segundo o presidente Guiomar da Rosa, o Guita, a Unidos da Vila Freese trabalha na “medida do possível” e alguns carros, fantasias e alegorias já estão prontos. “Apesar das dificuldades financeiras, fazemos o possível. Vamos pegar mais firme a partir de segunda, quando começamos a trabalhar de verdade”, destaca. De acordo com Guita, serão cerca de 100 componentes em cada escola de samba (Malandros e Unidos), formando um desfile de 200 pessoas. “É difícil agradar a todos, mas o povo está entusiasmado e vamos fazer o melhor. Deixo aqui o convite para quem quiser participar, pois terças e quintas ensaiamos, até o Carnaval”, frisa.

“A ansiedade vai aumentando conforme os dias vão passando, mas estamos trabalhando para fazer bonito na Rua Grande.”

VALDIR FERREIRA

Presidente da Lisva e Rei Momo

O Carnaval Municipal de Venâncio Aires em 2023 terá como rainha Sandriele da Silva Soares (Malandros do Ritmo), de 33 anos, e como princesas Mayara de Oliveira (Unidos da Vila Freese), de 27 anos, e Luana Inês Henckes (Malandros do Ritmo), de 21 anos. O Rei Momo é Valdir Ferreira.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido