Segue até o dia 6 de fevereiro as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com Ensino a Distância (EAD) do Serviço Social da Indústria (Sesi), para interessados em terminar os estudos do Ensino Fundamental ou Médio. A coordenadora do Sesi que atende a região de Venâncio Aires, Gilmara Eichwald explica que a maioria das aulas serão virtuais e uma vez na semana – de acordo com a escolha do dia pelo aluno – terá aula presencial na Escola José Duarte de Macedo, que é polo do Sesi em Venâncio. As inscrições devem ser feitas pelo site sesirs.org.br/eja.
O custo para participar das aulas é de R$ 85 para a comunidade em geral e gratuito para trabalhadores da indústria, da construção civil e seus dependentes associados. As aulas, que começam em 6 de fevereiro, são feitas em módulos, sendo o tempo máximo de curso de três anos. Ao iniciar, o aluno realiza uma avaliação para checar o nível de ensino e ver em qual módulo se encaixa para a continuidade dos estudos.
Gilmara explica que foi feita um pesquisa para avaliar a necessidade das regiões que precisavam do projeto e como Venâncio Aires também tem um forte setor industrial, foi um dos contemplados. A coordenadora destaca ainda que o trabalhador que se desligar de uma empresa onde era associado, ainda terá três anos para participar do projeto, enquanto não tiver outro vínculo empregatício na Carteira de Trabalho.