Refúgios para descansar e aproveitar as férias em meio à natureza

-

Chega a época das férias, é tempo de organizar onde e de que forma os dias de descanso serão aproveitados. É na temporada do verão que as praias ficam lotadas e muitas pessoas procuram por locais com água para tomar banho e espantar o calor. Mas também, há quem prefira lugares mais calmos, perto da natureza e com mais sossego. Em Venâncio Aires, há muitas opções deste tipo e uma delas é a Cascata Chuveirão, localizada em Linha Harmonia da Costa e que para além do verão, atrai visitante durante todo o ano.

No último domingo, 8, quem aproveitou a cascata foi a moradora de Canoas, Mirian Laine Lopes dos Santos, 40 anos. A gaúcha veio visitar o irmão e os pais que moram na Capital do Chimarrão e foi pela primeira vez na Cascata Chuveirão. “Eu particularmente gosto mais da natureza do que de praia, pois tem mais sombra e conseguimos aproveitar mais, também não curto muito a areia.”

A consultora de seguros foi para a cascata com toda a família em uma van, depois que o irmão Vagner comentou da beleza e infraestrutura do local. “Eu amei muito, apesar de a cascata estar com pouca água devido à seca. Mas o local é ótimo, tudo muito bem cuidado e limpo.” Outro local já visitado por Mirian em Venâncio foi o Balneário Paraíso. “Agora já estamos programando a próxima excursão em família”, comenta.

Família de Mirian foi de van para passar o dia na cascata. (Fotos: Arquivo pessoal)

Mirian conta que todos da família são naturais de Porto Alegre, mas se encantaram por Venâncio Aires e alguns já vieram morar no município. O irmão veio primeiro, há 10 anos, quando se casou, e os pais de Mirian estão em Venâncio há dois anos. Os planos dela, no futuro, são de também ser moradora do município, já que amou a cidade.

Mirian com o irmão Vagner que mora em Venâncio Aires.

Cascata Chuveirão

O proprietário do local, Irio Erni Posselt, 60 anos, cuida da cascata desde 2002 quando adquiriu a área, e segundo ele, os visitantes procuram o ponto turístico durante todo o ano, mas é no verão que a temporada de visitas é maior. Posselt ressalta que sempre acreditou muito no turismo e descobriu que a grande parte dos visitantes da cascata procuram o local não pela possibilidade de se refrescar, mas sim, para estarem em contato com a natureza.

Ele destaca que o local é cuidado totalmente de forma particular e para contribuição, os visitantes pagam R$ 10 por pessoa. “Invisto todo o valor em estrutura e melhorias, o dinheiro sempre é bem aplicado.” O proprietário enfatiza que sente falta de mais apoio por parte do Município para fazer o turismo alavancar.

Mais informações

  • A visitação na Cascata Chuveirão pode ser feita em qualquer dia da semana, das 8h às 19h. O local conta com área verde, churrasqueiras e cabanas e no local é proibido som alto e levar animais de estimação.


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido