Por Ana Flávia Hantt
Itália é sinônimo de bom vinho, e a Toscana, região onde fica a cidade de Florença, é um dos pontos mais famosos para serem visitados. Primeiro, porque a paisagem encanta. No outono, quando fiz minha visita, as colinas verdinhas começavam a manchar-se com a coloração das folhas secas. O céu azul que predomina no mês de outubro dava o toque final às estreitas estradinhas asfaltadas que levam de uma propriedade a outra – todas com construções antigas, geralmente feitas em pedra.
Uma grande parte dos vinhos na Itália (quase 50%) são protegidos por Denominação de Origem Protegida (DOC), o que significa que apenas as bebidas produzidas naquela região podem ser chamadas por um certo nome (assim como a espumante Champagne pode ser chamada desta forma apenas na região específica na França).
Na minha visita, estive especificamente na região de Chianti, onde produzem o vinho de mesmo nome. Na ocasião, visitei uma vinícola com caráter industrial, e também uma pequena propriedade – onde provavelmente comi o almoço mais farto da minha vida. A experiência se iniciou com uma degustação de vinhos, queijos e patês no jardim da residência. Mais tarde, em um prédio antigo onde diversas gerações da família moraram, eu e outros visitantes dividimos uma grande mesa repleta de pães, salames, queijos, saladas, legumes refogados, massas, e claro, muito, muito vinho. Os copos estavam sempre cheios! O proprietário também fez questão de nos oferecer a ‘graspa’, uma bebida altamente alcoólica feita com o bagaço da uva (um pequeno gole é suficiente!). Depois da sobremesa, os visitantes se despediam com um presente (claro, uma garrafa de vinho produzido na propriedade).
Muitos turistas decidem alugar um carro para fazer o passeio na região da Toscana, mas recomendo esta opção apenas se o motorista realmente não pretende beber. Caso contrário, há diversos tours saindo de Florença e de outras cidades próximas, os quais te levam com todo o conforto para os pontos de interesse. É claro que na volta, depois de tanta fartura, todos os participantes do nosso tour tiraram uma boa ‘siesta’.