Silveira Martins: uma rua tranquila para residir e cultivar amizades

-

Considerada pelos moradores uma rua tranquila, a rua Silveira Martins é marcada pela característica residencial, tendo, em sua maioria, moradias familiares. A rua tem início no bairro União, passa pelos bairros Aviação, Gressler, Cidade Nova e Xangrilá. As principais ruas que passam pela Silveira Martins são Jacob Becker, Voluntários da Pátria, Conde D’eu e Armando Ruschel. Além disso, a rua possui duas interrupções, uma no bairro Aviação, na esquina da Duque de Caxias, com continuidade a partir da Senador Pinheiro Machado, e a outra na esquina com a rua Guilherme Knies com continuidade a partir da rua Osvaldo Ignácio da Silveira, no bairro Xangrilá.

Brunilda Pilz, de 80 anos, é moradora da Silveira Martins há 47 anos. Ela considera uma rua calma e tranquila, um lugar bom para morar. Devido à tranquilidade do local, no bairro União, é na frente de casa que ela se reúne com as amigas para colocar as conversas em dia na roda de chimarrão.


Dasilda Ellert, Anilse Mohr, Brunilda, Ágatha Sehnem aproveitam a tranquilidade da rua para tomar chimarrão

Louvane Kronbauer Riveiro, também moradora do bairro União, reside na Silveira Martins há cerca de 20 anos. Ela mora com o marido, Fernando Riveiro, com a mãe, Olivia Kronbauer, e com a tia, Lucilda Blase. Louvane e Fernando residiram no Uruguai por 15 anos, depois por algum período moraram de aluguel na Capital do Chimarrão, mas foi nessa rua que conquistaram o sonho da casa própria.

Com a tranquilidade da Silveira Martins, Louvane conta que logo que se mudou, achou a calmaria um tanto ‘estranha’. “No começo, como estava acostumada a morar em um bairro mais movimentado, dizia que era muito estranho não ter carros passando toda hora na rua”, relembra. Em contraponto, segundo ela, nos dias atuais a rua é pouco mais movimentada, pois nesse tempo aumentou o número de casas na redondeza.

Ela avalia que nesses quase 20 anos sendo moradora da Silveira Martins, fez muitas amizades com os vizinhos e, apesar de ter aumentado um pouco o fluxo de veículos, o local permanece sendo seguro.

Há um ano, Lucilda e Olivia passaram a morar na Silveira Martins com Louvane (centro)

Estabelecimentos

Solete, Eligio e o filho Lucas Henn dividem a moradia e o trabalho na mesma rua. Poucos são os estabelecimentos situados na rua Silveira Martins, mas o Mercado Henn, no bairro Xangrilá é um deles. Com atendimento familiar, o mercado está em funcionamento há 18 anos e é referência para os bairros da redondeza, como Gressler e Cidade Nova. “Estamos aqui para atender bem nossos amigos e vizinhos”, diz a proprietária.

Solete, que residia em Vila Arlindo, no interior de Venâncio, conta que desde que se mudou passou a residir na Silveira Martins. “Gostamos muito daqui. Temos muita amizades e os vizinhos são muito bons”, comenta.

Solete reside e empreende na rua Silveira Martins
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido