Considerada pelos moradores uma rua tranquila, a rua Silveira Martins é marcada pela característica residencial, tendo, em sua maioria, moradias familiares. A rua tem início no bairro União, passa pelos bairros Aviação, Gressler, Cidade Nova e Xangrilá. As principais ruas que passam pela Silveira Martins são Jacob Becker, Voluntários da Pátria, Conde D’eu e Armando Ruschel. Além disso, a rua possui duas interrupções, uma no bairro Aviação, na esquina da Duque de Caxias, com continuidade a partir da Senador Pinheiro Machado, e a outra na esquina com a rua Guilherme Knies com continuidade a partir da rua Osvaldo Ignácio da Silveira, no bairro Xangrilá.
Brunilda Pilz, de 80 anos, é moradora da Silveira Martins há 47 anos. Ela considera uma rua calma e tranquila, um lugar bom para morar. Devido à tranquilidade do local, no bairro União, é na frente de casa que ela se reúne com as amigas para colocar as conversas em dia na roda de chimarrão.
Louvane Kronbauer Riveiro, também moradora do bairro União, reside na Silveira Martins há cerca de 20 anos. Ela mora com o marido, Fernando Riveiro, com a mãe, Olivia Kronbauer, e com a tia, Lucilda Blase. Louvane e Fernando residiram no Uruguai por 15 anos, depois por algum período moraram de aluguel na Capital do Chimarrão, mas foi nessa rua que conquistaram o sonho da casa própria.
Com a tranquilidade da Silveira Martins, Louvane conta que logo que se mudou, achou a calmaria um tanto ‘estranha’. “No começo, como estava acostumada a morar em um bairro mais movimentado, dizia que era muito estranho não ter carros passando toda hora na rua”, relembra. Em contraponto, segundo ela, nos dias atuais a rua é pouco mais movimentada, pois nesse tempo aumentou o número de casas na redondeza.
Ela avalia que nesses quase 20 anos sendo moradora da Silveira Martins, fez muitas amizades com os vizinhos e, apesar de ter aumentado um pouco o fluxo de veículos, o local permanece sendo seguro.
Estabelecimentos
Solete, Eligio e o filho Lucas Henn dividem a moradia e o trabalho na mesma rua. Poucos são os estabelecimentos situados na rua Silveira Martins, mas o Mercado Henn, no bairro Xangrilá é um deles. Com atendimento familiar, o mercado está em funcionamento há 18 anos e é referência para os bairros da redondeza, como Gressler e Cidade Nova. “Estamos aqui para atender bem nossos amigos e vizinhos”, diz a proprietária.
Solete, que residia em Vila Arlindo, no interior de Venâncio, conta que desde que se mudou passou a residir na Silveira Martins. “Gostamos muito daqui. Temos muita amizades e os vizinhos são muito bons”, comenta.