Desenvolvimento

-

Os argumentos de que Venâncio Aires não ‘parou no tempo’ do desenvolvimento no período mais crítico da pandemia são cada vez mais numerosos. É lógico que houve muitas perdas e que os anos que se passaram foram duros, mas a verdade é que a Capital Nacional do Chimarrão tem uma matriz produtiva e prestação de serviços que não a deixam desabar tão facilmente, seja qual foi a situação enfrentada.

Dados do Índice de Desenvolvimento Econômico (Idese), divulgados durante a semana pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, mostram que, em 2020 (ano base do estudo), Venâncio Aires manteve seu Idese em 0.779. O índice é calculado a partir da análise de três áreas: educação, saúde e renda, cujas ‘notas’, somadas e divididas por três, apresentam o Índice de Desenvolvimento Econômico. Com o desempenho, o município igualou 2019 (que teve números divulgados em 2021), como o melhor resultado da série histórica, que começou em 2015, com ano base 2013.

A performance, embora idêntica à do ano anterior, garantiu à cidade um salto de 18 posições no ranking do Idese entre 497 municípios do Rio Grande do Sul. Venâncio Aires saiu da 190ª para a 172ª colocação. As ‘notas’ nas áreas de educação (0.764), renda (0.727) e saúde (0.846) evidenciam que há espaço para melhorar, mas também precisam ser reconhecidas como satisfatórias, ainda mais por terem sido obtidas em um período em que o novo coronavírus amedrontava a todos e ainda éramos obrigados a conviver com uma série de restrições.

O Idese obtido por Venâncio Aires (0.779) é maior do que a média registrada no estado, que ficou em 0.768, o que explica o fato de a Capital do Chimarrão ter subido no ranking, mesmo com manutenção do desempenho. O Idese é um indicador sintético, que sinaliza a situação socioeconômica das unidades territoriais, considerando aspectos quantitativos e qualitativos do processo de desenvolvimento, articulando informações referentes às três áreas definidas: educação, renda e saúde.

Ou seja, quanto melhor nos sairmos nestes levantamentos, mais atrativos seremos a novos investimentos e, ao mesmo tempo, estaremos garantindo mais qualidade de vida para quem já está por aqui. Toda boa notícia deve ser comemorada.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido