Muitas histórias construídas ao longo do tempo

O mês de janeiro está se despedindo. Embora, para grande parte dos tradicionalistas, foi um período de descanso, para outros as lides não pararam. Neste mês de janeiro, também, foi um tempo de olhar para trás e relembrar as datas históricas de três entidades venâncio-airense: Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF Terra de Um Povo, Departamento de Tradição Gaúcha (DTG) Piazito da Tradição e Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Lenço Branco. Igualmente, registrou-se um número importante na comunicação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG): o programa de número 300, através da Rádio Eco da Tradição.

Os anos e números têm significados especiais. É por meio deles que se registram as décadas de construções de um tempo que, parece ter passado muito ligerito, mas “o Senhor do Tempo”, como disse Manoelito Carlos Savaris, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), nos permite registrar as páginas que se perpetuam na história. Mesmo que a tecnologia tenha vindo para ficar, os registros eficientes e duradouros, através dos meios de comunicação, contribuem na memorização destes legados. 

Rádio Eco da Tradição

 O programa de número 300, pela Rádio Eco da Tradição, foi ao ar no dia 25, última quarta-feira, com o comando dos comunicadores, Rogério Bastos e Liliane Pappen. Além do ‘chasque’ normal da grade, o terceiro microfone coube ao presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, que discorreu sobre a história do jornal impresso Eco da Tradição, iniciado em 2001, sua evolução até a extinção no ano de 2019, que deu lugar a rádio.

Savaris parafraseou o conto ‘Trezentas Onças’, de Simões Lopes Neto, para iniciar a prosa e destacar a importância do programa. “A iniciativa de realizar este programa foi ótima, e está produzindo seus resultados positivos. É um programa de entretenimento, mas de informação para socializar as coisas que o MTG faz -, ou seja as entidades, coordenadorias e tudo que acontece no movimento organizado, no Brasil e no mundo”.

Presidento do MTG, Manoelito Carlos Savaris, fez uma avaliação dos resultados da Rádio Eco da Tradição (Foto: AI(/MTG)

CTG Lenço Branco

Com 35 anos,  completados no dia 21 de janeiro, o CTG Lenço Branco, comemora a trajetória que se iniciou em Linha Cerro dos Bois e lá se mantém, com galpão e completa infraestrutura para festas campeiras – carro-chefe – da entidade.

Além disso, é no espaço que ocorre a tradicional integração das escolas – dos arredores da comunidade – durante a Semana Farroupilha, os cursos de Danças Gaúchas de Salão e os fandango.

À frente da patronagem está Jonas Heinen, com o vice Marco Antônio Silva e equipe que assumiram em julho de 2022, para um mandato de dois anos. Heien, foi reconduzido ao cargo e destacou durante a posse que sua intenção era passar a ‘armada’, porém aceitou o desafio para dar contininuidade ao trabalho, “até porquê, a equipe, praticamente, se mantém a mesma”, acrescentou.

No departamento campeiro, os lançadores see destacam nas festas campeiras, das entidades coirmãs, conquistando troféus, mas além disso, entrelaçando as amizades.

Gerações se entrelaçam na patronagem e nos 35 anos da entidade (Foto: Beatriz Colombelli/arquivo)

DTG Piazito da Tradição

O Departamento de Tradição Gaúcha (DTG) Piazito da Tradição foi criado no dia 12 de janeiro de 2003. A entidade com vida própria,  teve uma trajetória construída por muitas mãos, com foco nas invernadas artística e cultural.

“Criada por dois moleques de 15 anos, e que deu certo, agora na maturidade, só pode continuar dando certo”, destaca o patrão Bruno Cassariego.  Ele, ao lado da namorada, à época  Cristina Hertzer, tiveram a coragem de dar os primeiros passos. Hoje, o casal, pais de dois ‘piazitos’, ao lado da família ‘Piazito da Tradição’ comemora com orgulho as duas décadas de história.

Bruno, ressalta os 20 anos sem interrupção “ora com uma [invernada], ora com as três”, mas sempre com o grupo alicerçado na amizade entre os dançarinos, patronagem e musical.

“O Piazito sempre preza pela amizade e simplicidade”, ressalta, o patrão. Ele também destaca a gratidão aos integrantes, bem como a todos que sempre acreditaram no trabalho e àqueles que lhes estendem a não. Cassariego renova os agradecimentos aos vereadores Tiago Quintana e Benildo Soares, proponentes da Medida Impositiva, que possibilitou a pré-estreia da Invernada Adulta, destacando também o carinho da imprensa.

Meta principal

Para o ano de 2023, a Invernada Mirim será a ‘menina dos olhos’. Cassariego ressalta que a base é a mais importante. Portanto, os ensaios estão ocorrendo e o foco será a pré-estreia e a participação em rodeios para visibilidade e valorização do trabalho da gurizada.

Quanto ao grupo adulto, o patrão enfatiza: “buscando sempre aperfeiçoamento. O grupo segue dançando para buscar uma finalíssima no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), em 2023, ainda na Força B, porém com olhar para, num futuro, disputar a Força A”, afirma Cassariego.

Entre as metas do Piazito da Tração estão a participação no Enart, Força B, neste ano, e a pré-estreia da Invernada Mirim (Foto:Guia Venâncio)

CPF Terra de Um Povo

A entidade completou 24 anos, no dia 9 de janeiro. Atualmente, o grupo se dedica as cavalgadas e encontros de confraternização entre associados.

Conforme já divulgado,m o grupo recebeu uma área de terra, da Prefeitura, em Linha Barbosa para a construção da sede. Segundo, um dos fundadores da entidade em 1999, e primeiro patrão, José Arlei Severo da Silva, entre os objetivos da entidade para 2023, está a construção do galpão e um espaço para os esportes campeiros. Também haverá a troca de patronagem.

De acordo com o atual, patrão, Marcos Garin, também neste ano, o grupo está com o objetivo de retornar a participar de festas campeiras.

Patrão Marcos Garin (à esquerda), ao lado de Evaldo Stein durante confraternização do grupo, na Semana Farroupilha (Foto: Beatriz Colombelli/arquivo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido