Certaja notificará a Secretaria de Segurança Pública do Estado sobre vandalismo em torres

-

Um ato de vandalismo causou prejuízos e deixou cerca de seis mil associados da Certaja sem energia elétrica no último fim de semana. Isso aconteceu depois que foram retirados 64 parafusos da estrutura de uma torre da linha de distribuição na localidade de Cerro do Chileno, no interior de Vale Verde. Sem a sustentação necessária, a torre caiu durante um temporal que atingiu a localidade na tarde do último sábado, 28.

Uma outra torre instalada nas proximidades também foi danificada. Conforme a assessoria de imprensa da Certaja, foram atingidos com a falta de energia os cooperados que residem em Vale Verde, General Câmara, Passo do Sobrado, Rio Pardo e Santa Cruz do Sul. Todos esses municípios são atendidos pela Subestação Vale Verde, inaugurada em outubro do ano passado.

Nesta segunda-feira, 30, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, o presidente da Certaja, Renato Martins, informou que equipes da cooperativa trabalharam desde a madrugada do domingo, 29, até o meio-dia de ontem para conseguir recuperar as estruturas que foram danificadas e, no início da tarde de ontem, o abastecimento de energia elétrica para os associados da região foi normalizado.

Segundo Martins, em um primeiro momento, a preocupação da cooperativa foi conseguir colocar o sistema em funcionamento novamente. Já ontem, a Certaja também tomou as medidas legais em relação ao fato e registrou, durante a tarde, o ato de vandalismo na 16ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (16ª DPRI) de Passo do Sobrado, que inicia a investigação do caso. Além disso, a cooperativa vai notificar a Secretaria de Segurança Pública do Estado a respeito dos danos causados nas torres de transmissão.

“A partir de agora, vamos nos mobilizar com as nossas lideranças, a nossa confederação e os meios políticos para fazer um esforço grande e tentar apurar o causador desse problema todo”, ressaltou. De acordo com o presidente, até o momento não há suspeitos.

“Visitei hoje [ontem] pela manhã as equipes que estavam trabalhando e acompanhei o serviço. Conversei com o nosso cooperado, que é dono da propriedade onde a torre danificada está localizada, e ele também não viu nenhum sinal ou movimento”, relatou.

Segundo a assessoria de imprensa da Certaja Energia, pelas evidências apuradas até o momento pela equipe da cooperativa, acredita-se que a retirada dos parafusos tenha acontecido nos últimos dias. “O local foi vistoriado recentemente, há cerca de duas semanas, dentro do programa de manutenção”, observou o gerente de Distribuição da Cooperativa, Eleandro Luis Marques da Silva.

Foram retirados 64 parafusos da base que sustentava uma das torres. Com o vento, a estrutura tombou (Fotos: Certaja/Divulgação)

Medida emergencial

De acordo com o presidente da Certaja, Renato Martins, os cooperados da região ficaram entre duas horas e meia e três horas sem energia elétrica. Depois, na medida em que as equipes identificaram o problema e perceberam que seria de difícil recuperação, com o objetivo de minimizar o impacto aos associados, a Certaja fez a transferência de carga da Subestação de Taquari.

“Claro que caiu muito a qualidade. As pessoas ficaram com energia, mas não com a qualidade que elas precisam. Mas, ainda ontem, conseguimos restabelecer a energia com a qualidade que cada cooperado precisa”, comentou. Martins observou, ainda, que uma das torres foi totalmente prejudicada e provavelmente será necessário fazer uma estrutura nova para substituí-la.

Na noite do sábado, 28, a Prefeitura de Vale Verde divulgou uma nota de repúdio ao ato de vandalismo feito na torre de energia da Certaja, situada nas proximidades da Subestação Vale Verde. “Soltaram os parafusos de sustentação, o que resultou na queda da torre e a falta de energia. Lamentável que alguém tenha tido essa atitude repugnante”, afirmou a Administração Municipal no Comunicado.

Revisão das demais torres

• Além de acionar a Polícia para investigar o caso e notificar a Secretaria de Segurança Pública, a Certaja Energia desenvolverá, a partir desta semana, ações para preservar a estrutura de toda a rede de energia elétrica. De acordo com o presidente da cooperativa, em um primeiro momento, acontecerá a revisão das demais torres – são 85 no total – que integram a linha de transmissão.

• “Elas vão precisar passar por uma revisão, até para ver se não tem a mesma situação, que pode ocasionar esse tipo de problema. Temos profissionais especializados nisso e que acompanharam a construção da rede e de toda a estrutura. Se não estiver concluído nos próximos 10 ou 15 dias, isso estará em andamento, porque acho que é o primeiro passo que devemos tomar”, salientou Martins.

Relembre

• A instalação das torres de transmissão de energia elétrica para a Subestação Vale Verde, que foi inaugurada pela Certaja Energia em outubro do ano passado, causou descontentamento para muitos produtores rurais, especialmente de Venâncio Aires. Isso porque, as estruturas precisaram ser instaladas nas terras desses moradores da Capital do Chimarrão.

• Em novembro de 2021, a Folha do Mate divulgou reportagem na qual ouviu moradores de Venâncio que estavam descontentes com a situação. As maiores cobranças feitas por eles eram em relação à falta de diálogo com os donos das propriedades onde as torres seriam instaladas e o valor que seria pago pela indenização.

• Em razão disso, muitos produtores rurais entraram na Justiça contra a Certaja para discutir o valor a ser pago pela indenização. De acordo com a assessoria de imprensa da Certaja, os processos seguem em andamento e tramitam na esfera judicial.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Certaja



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido