Depois de ficar a maior parte de 2022 parada, a obra para asfaltar 1.687 metros na ERS-422, em Vila Deodoro, foi retomada e a projeção é vê-la concluída até a metade de 2023. Hoje, segundo a secretária de Planejamento e Urbanismo de Venâncio Aires, Deizimara Souza, o trabalho está 70% concluído.
O primeiro lote tem 665 metros e liga a pavimentação existente até o posto de gasolina. A equipe da Construtora Giovanella, de Lajeado, está colocando o meio-fio e o trecho recebe asfalto, com calçada e pintura. Já a outra parte vai do posto até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em um total de 1.022 metros. Nessa parte, está sendo finalizada a base de brita. Depois, vem o asfalto e a sinalização, mas sem meio-fio e calçada porque já ‘sai’ do perímetro urbano (caracteriza estrada).
Segundo Deizimara Souza, houve atraso do cronograma devido a divergências entre os critérios de Fiscalização do Município e a empresa. Nesse caso, o problema passou pelos quantitativos de projeto e os realizados, objetivando a qualidade, durabilidade e garantia da obra.
Na primeira bateria de testes, por exemplo, foi necessário complementar as camadas do pavimento, ou seja, aplicar mais materiais e compactar. “A obra ficou muito tempo parada porque ano passado teve algumas divergências entre o que a Prefeitura solicitava e o que era apresentado. Mas isso está resolvido e agora a obra está mais acelerada. A previsão de conclusão é em junho”, informou a secretária. No contrato inicial, de 2021, o valor total estimado era de R$ 1,9 milhão. Mas, com a necessidade de fazer aditivos neste período para reequilibrar custos, a obra custará mais de R$ 2,1 milhões.