Daqui a dois meses a bola rola pela Divisão de Acesso e hoje acontece um congresso técnico na FGF reunindo representantes dos 16 clubes. O Guarani ainda não oficializou sua participação, mas o presidente Lúcio Rabuske espera o apoio do empresariado local e da comunidade para jogar a competição. Se ficar de fora, o clube cai para a Terceirona e corre o risco de ser punido. Retornar depois fica bem mais complicado.
Chicão para técnico
Nos bastidores, dirigentes do Guarani tentam encontrar a solução para fechar com um técnico que caiba no orçamento e que conheça o mercado. Com recursos escassos, Chicão Bertram foi convidado. Se houver acerto, atletas começariam a ser avaliados logo após o Carnaval e a abertura de temporada seria na segunda semana de março. O problema é convencer Chicão de que valha a pena deixar seu emprego para apostar em quatro meses de futebol.
Campeão do mundo
Antes de fechar com Chicão, foi sondada a contratação de Pedro Iarley, ex-jogador do Inter e com a bagagem de campeão do mundo em 2006. O profissional busca a consolidação como treinador e viria com sua comissão técnica. Pesou para o Guarani manter os salários dos profissionais, além de moradia e alimentação.
Campeão
Veteranos do Guarani ficaram com o vice-campeonato da Copa IMX da categoria. Cruzeiro fez uma campanha impecável e levou o título. Time de Santa Cruz formou um grupo forte e na final venceu de virada em pleno Edmundo Feix. Competição aprovada pela qualidade e disciplina, além da mobilização dos jogadores.
Qualidade
Copa Serrana de 2023 melhorou bastante em termos de qualidade. Juventude, de Alto Sampaio, e Fluminense fizeram um grande jogo em Mato Leitão, com vitória dos visitantes. Bons valores estiveram em campo, trazendo mais credibilidade ao campeonato.
Acréscimos
# Técnico Márcio Nunes deve ser contatado para indicar jogadores ao Guarani após a participação do Avenida no Gauchão.
# Reclamações acintosas de Brasil de Pelotas e do Avenida após as derrotas para a dupla Grenal. Técnico Rogério Zimmermann desferiu palavras fortes contra o árbitro Wagner Echevarria.
# Avenida se sentiu prejudicado no primeiro gol gremista, inclusive perdendo dois zagueiros expulsos por reclamação. Time santa-cruzense precisa se recuperar diante do Esportivo.