Desde o dia 23 de janeiro a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio passou a contar com a atuação de uma farmacêutica. A principal mudança diz respeito à dispensação de medicamentos de uso controlado, que antes para conseguir retirá-los os pacientes atendidos nesta unidade de saúde precisavam se deslocar até a UBS Central.
Segundo a farmacêutica Michele Cristina da Luz, que trabalha no posto de saúde, são exemplos de medicamentos controlados Fluoxetina, que é antidepressivo, Diazepam, ansiolítico, e a entrega de insulina para o tratamento da diabetes. “Agora o paciente sai da consulta e já consegue pegar todos os medicamentos que precisa”, observa a enfermeira Lurdes Canônica.
Apenas os fornecidos pelo Governo do Estado continuam sendo entregues apenas no Centro. Antes da unidade de saúde contar com atendimento de farmacêutica, já havia dispensação de medicamentos, com exceção de remédios controlados. O horário de atendimento da farmácia da UBS Santo Antônio é das 8h às 11h e das 13h30min às 16h30min, de segunda a sexta-feira.
Orientação
Para Michele, outro benefício de se ter uma farmacêutica na unidade de saúde diz respeito às orientações repassadas aos usuários do serviço de saúde. “Explico sobre a dosagem necessária, o uso correto e racional dos medicamentos e ainda esclareço dúvidas dos pacientes”, comenta. A farmacêutica ainda observa que as receitas para medicamentos controlados têm validade de dois meses, depois é necessários renová-las.
Esse processo pode ser feito nas terças e nas quintas-feiras por meio do WhatsApp da unidade de saúde (51) 99587-9565 ou os pedidos podem ser feitos durante as visitas das agentes comunitárias de saúde. Em razão do aumento da demanda, a farmácia da UBS Santo Antônio também será ampliada nos próximos meses.
Exames
• A enfermeira Lurdes Canônica informa que os pacientes também podem agendar horário pelo WhatsApp para consultas que não sejam de urgência, como para mostrar ao médico o resultado de exames de análise clínica.