Na terça-feira, 7, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Leontina completou seus 67 anos de fundação. Atividades especiais com estudantes, professores e funcionários marcaram a data. Um cenário foi montado para receber os alunos nos dois turnos de aula, houve momento cívico com hino nacional, resgate histórico, abraço na escola e plantio de orquídeas, doadas pela professora Liviane Cristina Keller e pelo orquidófilo José Heidt.
A diretora Liviele Lúcia Lipke explica que hoje a escola tem 126 alunos de 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental, 15 professores, cinco funcionárias e duas monitoras. A escola é equipada com cinco salas de aula com turmas e uma sala de recursos.
Além disso, a infraestrutura conta com refeitório, sala de informática, sala dos materiais de Educação Física, biblioteca (atualmente fechada por falta de recursos humanos para atender a demanda) e quadra de esportes sem cobertura. “Comemorar o aniversário nos lembra de dividir nossas conquistas e alegrias e de resgatar a história do lugar. Tivemos momentos de reflexão e avaliamos o que foi a escola e o que ela é hoje. E, em cima do passado, podemos planejar o futuro”, afirma.
História
Foi em 1929 que a atual escola foi fundada, na entrada de Linha Sapé, com o nome de Escola Isolada de Santa Tecla e teve como primeira professora e diretora Leontina Mendes, que se destacou por seu trabalho, que se baseava na realidade dos alunos. Mas foi em 1956 que, já no prédio atual, passou a denominar-se Escolas Reunidas de Santa Tecla. Porém, em 1967 recebeu o nome de Grupo Escolar Professora Leontina. Com o fim da municipalização, em 1999, passou a denominar-se Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Leontina e permanece com esse nome até hoje.
Equipe diretiva atual
• Diretora: Liviele Lúcia Lipke
• Vice-diretora e orientadora educacional: Leticia Maria Sperb Lenz
• Supervisora: Ivonir Silveira da Rosa
• Supervisora: Liviane Cristina Keller