Giovane e a Federação

Na semana que passou o PSB nacional aprovou a criação da Federação Partidária com PDT e Solidariedade. Situação que pode passar despercebida num primeiro momento, mas que terá influência direta na eleição municipal de Venâncio em 2024. Se for confirmada a Federação, apenas um candidato a prefeito pode ser indicado e uma só nominata para Câmara de Vereadores pode ser apresentada por estes partidos. Sendo PDT, do prefeito Jarbas da Rosa e do deputado Airton Artus, e o PSB, do prefeito anterior Giovane Wickert, hoje os maiores adversários da política na Capital do Chimarrão, como se resolverá isso?
Perguntei ao ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), subsecretário de Infraestrutura e Patrimônio Público da secretaria de Obras Públicas do estado, e certamente candidato a prefeito em 2024. Ele me respondeu assim: “A Federação olha o cenário nacional onde há muita convergência na política. O cenário municipal apresenta suas divergências. Na região dos Vales Taquari e Rio Pardo é o único município que se tem esse ambiente. No Estado os casos citados em reunião, são Venâncio Aires e Santana do Livramento. Muitos capítulos teremos pela frente nesta discussão da Federação. É muito prematuro avaliar qualquer cenário.”
É prematuro sim, mas com certeza é tema que já faz parte das conversas partidárias, tanto do PDT, como do PSB, e de outros partidos, interessados nesse novo quadro que pode se criar aqui.
No PDT o entendimento é de que Jarbas, como prefeito, tem a preferência para concorrer à reeleição. Neste caso Giovane possivelmente muda de partido, pois não aceitaria concorrer a vice ou vereador. E surgem as especulações sobre o que aconteceria. Ouvi que Giovane poderia voltar para o PT, de onde saiu para o PSB em 2016. Ou então se filiar ao PSDB, partido também de centro esquerda, e que tem o governador Eduardo Leite, com quem Wickert trabalha.
Mas primeiro é preciso aguardar a confirmação da Federação, caminho que também está sendo proposto pelo PP com o União Brasil, partido que resultou da fusão do PSL com o DEM. O mapa partidário começa a mudar no Brasil. E é preciso. Temos partidos políticos demais.
Consultei o Professor de direito Ricardo Hermany, da Unisc e assessor na CNM, que tem conhecimento jurídico aprofundado sobre política. “A federação partidária durante quatro anos funciona na prática como um só partido e a definição dos candidatos se dá em convenção conjunta”, me disse Hermany acrescentando que “provavelmente o PDT terá mais força na estrutura interna da federação no RS, diferente do nível nacional, em que o PSB e mais forte caso de São Paulo.

Notinhas

Prefeito Jarbas da Rosa (PDT) esteve terça e quarta na Assembleia de Verão da Famurs, em Xangri-lá. Também participaram os secretários municipais da Saúde, Tiago Quintana; da Fazenda, Fabiana Keller; do Planejamento, Deizimara Sousa; a Procuradora Jurídica, Gilsele Spies Chitolina; e a Coordenadora de Comunicação, Daiana Nervo. Também esteve por lá o deputado Airton Artus. O Congresso é onde se debatem as pautas do municipalismo no ano.

Jarbas e secretários na Assembleia de Verão da Famurs em Xangri-lá. (Foto: Daiana Nervo/AI/PM)
  • Deputado Heitor Schuch (PSB) foi eleito ontem presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados. Já existia esta expectativa, pois o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também do PSB, é o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços do governo. Sintonia partidária.
  • As notícias de artistas milionários que fizeram campanha para Lula e agora estão sendo contemplados com milhões da lei Rouanet, não param. Claudia Raia foi a primeira a levar R$ 5 milhões. Ludmila, que fez o L em show na campanha com palco vermelho, levou R$ 4,9 milhões, e por aí vai.

*Entendo que a Rouanet foi criada para ajudar quem começa na música, na cultura, e passa por muitas dificuldades, como por exemplo, o Sergio Rosa, com seu Papelito, aqui em Venâncio, mas não para ‘forrar’ os bolsos de artistas famosos que já são ricos.

Assoeva

O presidente da Assoeva, Marcelo Fonseca, convida a comunidade para prestigiar a apresentação oficial da nova camisa da equipe, do plantel de jogadores e comissão técnica, liderada por Fernando Malafaia. O evento será neste sábado, às 20h, na Sociedade de Leituras, com acesso livre. Para quem torce pela Assoeva, está aí um bom programa de família para sábado à noite.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido