A Prefeitura de Mato Leitão realizou, no início deste mês, com o apoio da empresa Reciclus, o descarte correto de milhares de lâmpadas fluorescentes em desuso. O material estava armazenado na Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito.
A destinação correta das lâmpadas promove a reciclagem do vidro, do alumínio e dos pinos de latão, que servem para a fabricação de outros produtos. O recolhimento contribui, também, para a saúde humana e da natureza.
A Reciclus recolheu um total de 2,8 mil unidades no município. O Executivo também confirmou a parceria com estabelecimentos comerciais, que serão devidamente identificados, para receber lâmpadas descartadas pela população.
São eles: Redemac Materiais de Construção, Decorluz Materiais Elétrico e Boa Vista Materiais de Construção. Os mercados do Nico e Super Dobom orientam os clientes sobre o destino correto desse tipo de material. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura)
Saiba mais
• A reciclagem de lâmpadas fluorescentes é um dos processos fundamentais para evitar complicações ambientais. Isso se deve ao fato desses objetos, tão comuns em nosso cotidiano, serem compostos por materiais tóxicos, como o mercúrio.
• Quando as lâmpadas são descartadas corretamente, elas passam por um processo de descontaminação. Após, esses componentes podem ser reciclados normalmente.