Por Carlos Dickow e Ismael Stürmer*
A diretoria do Esporte Clube Guarani pegou todos de surpresa, na noite desta sexta-feira, 17, ao confirmar não apenas que o clube disputará a Divisão de Acesso de 2023, mas também marcar para a próxima segunda-feira, 20, a partir das 14h, a apresentação da comissão técnica e de jogadores para a temporada.
Ex-volante do Guarani, Henrique Schwarzer, 30 anos, será anunciado como novo técnico, durante a apresentação no Estádio Edmundo Feix. Este será o primeiro desafio profissional de Schwarzer, que defendeu o Ypiranga de Erechim e, depois, anunciou a sua aposentadoria dos gramados, em 2020.
Ao longo da sua carreira, Henrique defendeu sete clubes: Paraná Clube, Guarani-VA, São Paulo-RG, São Luiz, Novo Hamburgo, Lajeadense e Ypiranga. Entre as principais conquistas estão acessos com o Paraná Clube, com o Guarani de Venâncio Aires e com o Ypiranga, além do vice-campeonato da Copa Fernandão pelo Guarani.
Mais nomes
Além de Schwarzer para o comando técnico, outros dois nomes foram revelados: Caito André Kunrath será o preparador físico e Nathan Ruschel ficará responsável pela preparação de goleiros. Os anúncios e a participação na competição estadual só foram possíveis por conta de uma parceria com o empresário Alexandre Sebben.
Na terça-feira, 14, lideranças do Índio e ele tiveram reunião que entrou a madrugada. Começou no Estádio Edmundo Feix e terminou no Cachorrão do Magrão, o popular Xis do Ilgo, tradicional estabelecimento comercial localizado na rua Osvaldo Aranha. A estreia do Rubro-Negro na Divisão de Acesso está marcada para Santa Maria, diante do Inter-SM, no dia 16 de abril, caso o calendário seja mantido.
* Colaborou Rui Borgmann