Região da 6ª CRE oferece 50 vagas de professor do Estado

-

A Secretaria da Educação (Seduc) lançou, na última terça-feira, 14, o edital para o concurso público de professores para a rede estadual de ensino. As inscrições já começaram nesta semana e seguem até 17 de abril, por meio do site www.institutoaocp.org.br. O concurso será feito após 10 anos sem a realização de certame público para professores do Estado.

A seleção é destinada para as áreas da Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena, com 1,5 mil vagas, que serão distribuídas entre as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A data provável para aplicação da prova é 25 de junho. De forma inédita, o concurso público para professores atenderá as exigências do Decreto Estadual 56.229/2021 e contará com reserva de vagas para pessoas com deficiência, indígenas, negros e transgêneros.

Segundo o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, na última sexta-feira, 17, foi realizada uma reunião que definiu os últimos ajustes do concurso para a região. Ele explica que não haverá vagas específicas para cada município, de forma separada. O concurso será de abrangência da 6ª CRE, com validade para os 18 municípios que fazem parte desta região. “Por exemplo, se preciso de um professor de Português para Venâncio Aires, vou olhar a lista dos aprovados do município. Caso não tenha, são observados os aprovados dos municípios mais próximos”, comenta.

A inscrição no concurso, segundo ele, é feita por coordenadoria, portanto, caso for preciso, o professor aprovado será enviado para qualquer município da 6ª CRE. Moura destaca que em toda região a maior falta é por professores de Português, Espanhol e Arte para o ano de 2023. “Já estão sendo providenciadas as contratações destes profissionais, já que mesmo com este concurso ativo, não vamos dar conta de toda necessidade. Por vezes, vamos continuar com a situação de contrato”, esclarece. Das áreas que mais têm falta de profissionais, o coordenador enfatiza que em primeiro lugar está a de Linguagens e, depois, a de Ciências da Natureza.

Provas

A prova objetiva do concurso, realizada pelo Instituto Aocp, inclui questões de língua portuguesa, conhecimentos pedagógicos, legislação da educação e conhecimento e habilitação do professor, totalizando 60 questões. Depois desta fase, que é eliminatória e classificatória, serão realizadas as provas de redação e de títulos, conforme descrito no edital. Também haverá provas específicas para os docentes que pretendem atuar nas comunidades Guarani e Kaingang.

O resultado final do concurso público, após decididos todos os recursos interpostos, será homologado pela Secretaria da Educação e publicado no Diário Oficial do Estado e no site www.institutoaocp.org.br, em cinco listas para cada região e área/habilitação em disputa, em ordem classificatória, com pontuação.

*Com informações do Governo do RS

  • 50 – É o total de vagas disponibilizadas no concurso do Estado para a região da 6ª CRE, sendo 28 gerais, oito para PCD, 10 para negros, duas para trans e duas para indígenas.

Áreas e número total de vagas (incluindo as cotas)

• Linguagens e suas tecnologias: 15
• Matemática e suas tecnologias: 10
• Ciências da Natureza e suas tecnologias: 15
• Ciências Humanas/Sociais e suas tecnologias: 5
• Educação básica – etapas e modalidades: 5

Municípios de abrangência da 6ª CRE

• Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, Gramado Xavier, Herveiras, Lagoa Bonita do Sul, Mato Leitão, Pantano Grande, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Sobradinho, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido