Temia-se por mais um hiato na história profissional do Guarani desde 1989 quando disputou a Segundona pela primeira vez. Vinte anos depois, em 2009, o clube ficou de fora da competição. Restando menos de 30 dias para a estreia, o Rubro-Negro se apresentou no Estádio Edmundo Feix com um grupo ainda mais jovem que o do ano passado para a disputa da competição, mas confiante de que a determinação e a vontade de vencer na carreira possa fazer o Índio se tornar protagonista.
Jovens motivados
Na comissão técnica, Henrique Schwartzer e Rafael Bitencourt serão os responsáveis por escalar o grupo. Jovens com passagem pelo clube como jogador e que conhecem futebol, tanto na prática quanto na teoria, já que ambos estudaram para serem técnicos. O Guarani certamente servirá de pilar para alavancar a carreira. Primeiramente o time participa com a missão de permanecer na Divisão de Acesso.
Adversário forte
E a Assoeva está pronta para a estreia na Liga Nacional de Futsal, às 11h da manhã de domingo, no Parque do Chimarrão. O adversário será o Pato Futsal. No ano passado, as duas equipes protagonizaram um jogo muito movimentado e ficaram no empate por 3×3, também em Venâncio. Este ano, a Assoeva teve mais modificações em relação ao adversário, que mantém o experiente fixo Cabreúva, além de reforçar o gol com Djony e com o ala Jackson Samurai. Um grande teste para o time amarelo já no primeiro jogo.
Grande momento
Façanha do Ypiranga ao vencer o Grêmio no primeiro jogo das semifinais do Gauchão, quebrando uma longa invencibilidade tricolor. Dias antes o time de Erechim havia passado pelo Bragantino, outro clube de Série A, pela Copa do Brasil. Certamente o melhor momento da história do canarinho de Erechim, que pode chegar pelo segundo ano na final do Gauchão.
Definição na Serrana
A última rodada da fase classificatória da Copa Serrana marcou a classificação do Fluminense, Santa Tecla, Deodoro e 25 de Julho, equipes que largaram mal e ficaram ameaçadas com a perda da vaga. Apenas o Santo Antônio ficou de fora da fase eliminatória apesar de formar um bom time. Já o São Luiz surpreendeu com a liderança, roubando a vaga da Aert na última rodada.