No próximo dia 6 de abril, às 9h, a Prefeitura receberá, na sala de licitações, as propostas para a contratação de empresa para a reforma na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Mariante, localizada em Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires. A reforma do prédio inclui estruturas de concreto, alvenarias, revestimentos, instalações hidrossanitárias, pinturas, plano de prevenção, proteção e combate a incêndio (PPCI), acessibilidade, limpeza de calhas e melhorias no pátio externo.
Após o início da obra, ela deve ser entregue em até 120 dias. O valor estimado é de R$ 251.115,12. Por conta dos riscos, a estrutura foi fechada no dia 6 de fevereiro. Desde esta data, os atendimentos são realizados na academia de saúde, localizada ao lado da ESF Mariante. O único atendimento que não será na academia é o odontológico. Os procedimentos desta especialidade ocorrerão na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila Estância Nova, pois não é possível instalar consultório na estrutura da academia.
O prédio foi finalizado em 2015 e, segundo o secretário de Saúde, Tiago Quintana, se tivesse sido feita a manutenção devida e a notificação da empresa que construiu o prédio para fazer os reparos dentro da garantia, possivelmente ele não seria interditado. “Tentamos contratar a empresa de forma emergencial, para acelerar o processo, porém não foi viável juridicamente. Vamos resolver, só lamento pelo transtorno causado aos profissionais que atuam na unidade e, principalmente, à população de Mariante”, frisa.