Orientadores agrícolas da CBT conhecem o projeto de recuperação das nascentes

-

Na manhã de quinta-feira, 30 de março, integrantes do Comitê das Nascentes de Venâncio Aires apresentaram o trabalho de recuperação nas fontes de água para orientadores agrícolas da China Brasil Tabacos (CBT). O objetivo foi que, a partir da explanação, os profissionais possam auxiliar na divulgação junto a produtores rurais integrados à empresa. A revitalização das nascentes garante água de qualidade para famílias do meio rural, além de contribuir com a preservação das fontes que abastecem os arroios.

Integrante do comitê, o engenheiro agrônomo e chefe do escritório local da Emater/RS-Ascar, Vicente Fin, detalhou como é o processo de recuperação de uma nascente, com limpeza do local, captação da água junto à fonte, proteção do local, para impedir contaminação, e direcionamento da água para um reservatório. “Há uma melhoria significativa na qualidade da água para consumo das famílias. Muitas vezes não se percebe que problemas de saúde estão relacionados à água que os produtores estão bebendo”, observou.

Ele e o servidor da Secretaria de Meio Ambiente, Rui Schwinn, que está à frente do trabalho, também destacaram a importância ambiental da ação. Sempre que é realizada a intervenção em uma nascente, parte da água é encaminhada para uso na casa, mas o restante segue o curso normal, desaguando em arroios ou afluentes. “A partir do trabalho na nascente, o produtor também começa a enxergar a importância de preservar o local, de manter a mata ciliar. Tudo isso contribui para a sustentabilidade da propriedade rural”, acrescentou o engenheiro agrônomo.

Servidor municipal, Rui Schwinn, e o chefe da Emater, Vicente Fin, explanaram sobre o trabalho (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

União de esforços

O encontro entre os integrantes do Comitê das Nascentes e os profissionais da China Brasil Tabacos foi promovido pela Folha do Mate, que desenvolve o projeto editorial ‘Nascentes: nossa água, nosso futuro’, com a publicação mensal de um caderno sobre a água. A CBT é apoiadora do projeto.

Segundo o diretor de Conteúdo, Sérgio Klafke, a intenção é incentivar as empresas parceiras do projeto, dentro das suas possibilidades, a apoiarem a recuperação das nascentes no município, com recursos para o comitê ou a divulgação do projeto. Por isso, a empresa de comunicação atuou como uma ponte para aproximar o comitê e a CBT, que demonstrou interesse em auxiliar no trabalho.

Para o engenheiro agrônomo Luiz Felipe de Oliveira Cougo, supervisor de produção agrícola da CBT, este é um momento oportuno para falar sobre o assunto, por conta da estiagem que atinge o estado. “O que estiver ao nosso alcance, para disseminarmos as informações junto aos produtores, vamos auxiliar”, salientou.

Sobre o comitê

• O Comitê das Nascentes de Venâncio Aires coordena o trabalho de recuperação das fontes de água, em propriedades rurais do município.
• O serviço é realizado por servidores da Prefeitura e conta com empresas e entidades parceiras, que contribuem com recursos.
• Desde o início dos trabalhos do comitê, em 2018, foram 37 nascentes abrangidas, sendo 12 no ano passado. Até o fim de 2023, a meta é contemplar mais 15.
• Produtores rurais interessados em participar do projeto podem procurar a Emater para se cadastrar.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido