A caminhada do rubro-negro venâncio-airense na Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho 2023 inicia no domingo, 16, no estádio Presidente Vargas, em Santa Maria. A equipe comandada pelo treinador Henrique Schwarzer enfrenta o Inter, de Santa Maria, às 16h, na estreia da competição. A estreia em casa é na próxima semana, 22, contra o Guarany de Bagé.
Ainda sem um time titular definido, Schwarzer diz que alguns atletas precisam ser regularizados no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e o elenco ainda não está fechado, atletas podem chegar e outros estão em avaliação. “A expectativa é competir. Esperamos que não falte entregue e energia, dentro da nossa ideia de jogo. E, por que não, podemos surpreender o time da casa, que é o favorito, por todo o contexto e investimento. Mas estamos bem tranquilos e confiantes para fazer uma bela partida em Santa Maria”, destaca.
O time viaja no domingo, 16, pela manhã, com logística de viagem reduzida. Sobre o adversário, o treinador afirma ser uma equipe com jogadores conhecidos e experientes. “Eles têm qualidade e investimento, estamos cientes disso, mas vamos tentar neutralizar os pontos positivos do adversário”, enfatiza.
Contudo, Schwarzer pontua que o principal problema do Índio nos primeiros jogos será o entrosamento, pois os atletas chegaram há poucas semanas. “Vamos precisar equilibrar esses erros com intensidade e competitividade alta.”
A provável escalação do Rubro-negro é Leonardo Kauffmann; Walendorff, Edmilson Jr, Ivan e Edimilson Farias; Pablo Paixão, Yuri, Dudu e Cajuru; Samuel e Camejo. O Guarani está no grupo B da competição, que ainda conta com São Gabriel, Bagé, Guarany de Bagé, Lajeadense, Santa Cruz e Pelotas – além do Inter de Santa Maria.
Adversário
Ainda que a preparação tenha começado há pouco mais de um mês, no dia 13 de março, o Inter de Santa Maria vive realidade diferente do Guarani. O elenco é recheado de novos conhecidos e rodados pelo futebol gaúcho, como Mateus Santana, Raphael Macena, Bruninho, Jarro, Wilson Jr., Rafael e Márcio Goiano.
Comandado por Ben Hur Pereira, o grupo recebeu atletas nos últimos dias após o encerramento da Série A do Gauchão. A equipe realizou apenas um amistoso, empatou em 0 a 0 com o União Frederiquense, em Frederico Westphalen. A provável escalação do Alvirrubro para a estreia deve ter Lúcio; Lucas Evangelista, Rafael Goiano, Jean Pablo e Márcio Goiano; Darlã, Mateus Santana, Mateus Norton e Chiquinho; Jarro e Bruninho (Raphael Macena).