Segunda-feira marcada pelo retorno às aulas na Escola Mariante

-

A correria, os gritos, a agitação e a felicidade das crianças e adolescentes voltaram a fazer parte do cotidiano da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mariante, de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires. No dia 4 de julho de 2022, o prédio do educandário foi interditado por problemas na rede elétrica e, agora, mais de nove meses depois e com uma reforma, os estudantes retornam às salas de aula.

A manhã de ontem marcou a retomada. O ato de reabertura contou com cordão dos alunos, de mãos dadas, abraços nos colegas e na escola, além do estouro de balões em comemoração. Antes da volta para as salas de aula, ainda houve um momento de reflexão sobre os últimos meses vivenciados pela comunidade escolar e os aprendizados deste período – que contou, além de dias em modalidade Ensino à Distância (EAD), com aulas no campus de Venâncio Aires da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

“Palavras são difíceis para expressar os sentimentos deste momento. Agora, podemos relembrar o que passamos, pois de um dia para o outro perdemos o convívio dos colegas e dos professores e, também, a nossa casa. Depois, fomos para a Unisc, mas não era a mesma coisa, não era o nosso cantinho”, declarou a diretora, Naira Elisabeth da Rosa. A Escola Mariante retomou as atividades com 11 salas de aula, 14 turmas (de 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio) e 205 estudantes.

Alívio

O auxiliar de inspeção Valdir Hertz, 41, comemorou a retomada da escola. Ele é pai de Katriele Eduarda de Azevedo Hertz, 13, que estuda no 8º ano do Ensino Fundamental. De acordo com ele, é diferente estar em Vila Mariante, pois é perto de casa e não precisa viajar tanto. “Eles estavam saindo às 7h e voltando quase 13h. Aqui é bom, até para resolver qualquer problema. Quem trabalha todos os dias, não tinha como ir na Unisc para resolver tudo. E está tudo muito bom, bem mais seguro”, disse. Entre uma conversa e outra com as amigas, Katriele declarou estar animada com o retorno. “É uma felicidade estar de volta”, resumiu.

Katriele e o pai Valdir, felizes com a volta à Escola Mariante. (Foto: Leonardo Pereira)

Saiba mais

• No dia 4 de julho de 2022, o prédio foi interditado por problemas elétricos – uma semana após a interdição do outro prédio, por questões estruturais – e todos os alunos passaram a estudar na modalidade Ensino à Distância (EAD). Em setembro, voltaram à sala de aula, no campus de Venâncio Aires da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

• O prédio teve a reforma iniciada pela empresa Boa Vista Construções, de Erechim, em janeiro de 2023. O projeto de recuperação foi desenvolvido pela 6ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop) e finalizado na primeira semana de abril.

As turmas de pré-escola e 1º ano do Ensino Fundamental não retornam para a Escola Mariante. A pré-escola se mantém na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Coronel Thomaz Pereira, por conta de, anteriormente, apenas utilizar as salas da Escola Mariante, pois são turmas municipais. Já o 1º ano foi perdido pela falta de alunos – apenas oito se matricularam, não alcançando o número mínimo.

“Hoje voltamos a escrever a nossa história aqui.”

NAIRA ELISABETH DA ROSA

Diretora da Escola Mariante



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido