Para além de um contrato de prestação de serviços, uma relação de cumplicidade. É assim o relacionamento entre profissionais de contabilidade e clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, a fim de garantir o melhor desempenho possível. “O contador e a empresa têm que caminhar juntos. À medida que a empresa toma qualquer decisão, que certamente terá um impacto futuro, é ideal que converse com o contador, para que tenha a orientação correta”, comenta a contadora Fernanda Rodrigues dos Santos, 29 anos.
Presidente da Associação dos Contabilistas de Venâncio Aires, ela observa que, ao longo do tempo, o papel dos profissionais da contabilidade passou a ser de um consultor para as empresas. Segundo ela, o reconhecimento deste trabalho amplo ainda é um desafio e, por conta isso, a entidade busca fortalecer e valorizar a profissão em busca do reconhecimento da sociedade.
“O profissional da contabilidade não é apenas aquele que apura o imposto e envia a guia para o pagamento, ele pode desenvolver um trabalho de contabilidade gerencial, mostrando se empresa é rentável, realizando o planejamento a longo prazo. Por isso, a importância de o empresário estar o mais próximo possível do contador”, cita Fernanda, que é bacharel em Ciências Contábeis e tem pós-graduação em Auditoria e Perícia.
Da mesma forma, a contadora Aline Gauer, delegada do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) em Venâncio Aires, também reforça que toda empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, necessita de um profissional contábil. “Não apenas para o cumprimento de burocracias, mas também para auxiliar a gestão dos negócios.”
Aline explica que gestão abrange buscar orientação para redução de custos, tributos e, inclusive, consultoria na área trabalhista. “Este é o papel do profissional da contabilidade: apurar, interpretar e buscar os melhores resultados para seus clientes, fazendo um trabalho completo no envolvimento fiscal, tributário, trabalhista e até mesmo estrutural”, cita.
- 20 – é o número de escritórios de contabilidade ligados à Associação dos Contabilistas.
“Se a empresa não tem a contabilidade em dia, não tem planejamento a longo prazo, um norte a seguir. Por isso, é tão importante o papel do profissional. O ideal é que a empresa seja o mais próxima possível do contador.”
FERNANDA RODRIGUES DOS SANTOS
Presidente da Associação dos Contabilistas de Venâncio Aires
Atualização constante
Outro aspecto ressaltado pela Presidente da Associação dos Contabilistas de Venâncio Aires, Fernanda Rodrigues dos Santos, e pela delegada do CRCRS, Aline Gauer, é a atualização constante de quem atua na área contábil, frente às mudanças na legislação. De acordo com elas, por meio do trabalho das entidades e da troca de experiência entre os profissionais, busca-se qualificar cada vez mais o trabalho oferecido aos empresários de Venâncio Aires.
Fernanda também cita que a parceria com o Conselho de Contabilidade tem sido importante para o fortalecimento da categoria, especialmente com a fiscalização para evitar a atuação de profissionais leigos – sem formação na área. “O objetivo principal disso é trazer mais segurança para os empresários, com a atuação de profissionais que sigam o código de ética e estejam em atualização constante”, salienta.
Ao encontro disso, a delegada do CRC elenca a busca constante pela atualização e tecnologia como os maiores desafios da profissão. Aline observa que os profissionais da contabilidade são os maiores propagadores de informações ao Fisco, como a Receita Federal e Estadual. “Com certeza quem não busca conhecimento e atualização ficará fora do mercado de trabalho, pois as obrigações acessórias exigem um profissional dinâmico e consultivo”, analisa.
Os profissionais da contabilidade são os maiores propagadores de informações ao Fisco, como a Receita Federal e Estadual. Mensalmente, somos responsáveis por abastecer o banco de dados desses órgãos com diversos tipos de informações sobre os empreendimentos e empreendedores.”
ALINE GAUER
Contadora e delegada do CRCRS
Atuação do CRCRS
1 A contadora Aline Gauer atua como delegada representante do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul em Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado.
2 De acordo com ela, o objetivo é oferecer suporte aos profissionais vinculados à jurisdição, com orientação e auxílio, por meio de solicitações ou outras demandas.
3 Entre as atribuições do cargo estão divulgar o trabalho realizado pelo Conselho e as atividades do profissional de contabilidade.
4 A delegacia de Venâncio Aires também atua diretamente com a Associação dos Contabilistas e em parceria com entidades, órgãos públicos para também auxiliar a comunidade em geral.