Enem: saiba as possibilidades que a prova oportuniza

-

Novembro parece longe. Mas, é neste mês que será realizado, em 2023, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, para a preparação, é sempre bom começar o quanto antes, certo? Por isso, esta edição do Na Pilha! é voltada a dicas, informações e oportunidades que a maior prova do Ensino médio brasileiro oferece.

O primeiro passo para a preparação correta é saber a data. Pois então: o Enem ocorre em 5 e 12 de novembro e as inscrições poderão ser realizadas entre os dias 8 e 19 de maio. Os próximos meses são essenciais para uma melhor organização, para conseguir, assim, colocar todos as matérias em dia e estar preparado da melhor forma possível – e ficar um ‘pouquinho’ menos corrido. Ainda que você seja do tipo que sempre deixa para a última hora, o Enem não é o momento para isso. Até para não ‘bater cabeça’ quando chegar a data tão aguardada – já vimos pessoas ‘enlouquecendo’ nos dias anteriores à prova, melhor não arriscar.

Mas, vamos para o lado bom, após todo o ‘caos’ que serão os próximos meses, depois do resultado se abrem as portas das bolsas de estudos e oportunidades que a temida prova representa – diria que ela é tipo o Freddy Krueger do clássico ‘A Hora do Pesadelo’: aterroriza os sonhos, mas na vida real dá para ‘driblar’ com o poder da dedicação.

Que portas o Enem abre?

– Faculdade de graça? Bora: o mais desejado de todos. O Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal, existe desde 2004 e oferece bolsas com 50% ou 100% de desconto na mensalidade em faculdades particulares e comunitárias (como a Unisc). Para concorrer, é necessário ter média superior a 450 e não ter zerado na redação, além de ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. As notas de corte dependem do curso e da universidade. Este programa é dedicado a jovens de baixa renda.

Entrar em uma universidade pública: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Governo Federal, que teve sua primeira edição em 2010. Ele seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior e tem duas edições, no primeiro e segundo semestre. É necessário nota mínima de 450 e não ter zerado a redação.

Financiamento: por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é possível cursar uma faculdade privada e pagar só depois da conclusão do curso. Assim como o Sisu, é preciso ter média maior que 450 e não ter zerado na redação – a diferença é que a renda familiar mensal não pode ultrapassar os três salários mínimos.

– Estudar fora do país: além do Brasil, outros países como Portugal, Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido e Irlanda aceitam as notas do Enem para ingressar em faculdades. Sonhar não é impossível…

– Duas provas? Tô fora: para quem não quer realizar o vestibular, diversas universidades já aceitam a nota do Enem como resultado para ingressar nos cursos. Um exemplo é a Unisc, que recebe a nota do Enem para os principais cursos disponíveis.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido