De Venâncio a Santa Maria, em busca de educação e qualificação

-

A busca por qualificação profissional aumenta a cada dia, principalmente por parte dos jovens que querem se inserir no mercado de trabalho. O venâncio-airense Arthur Correa Teixeira, 17 anos, mudou de cidade para pode concluir o Ensino Médio e, ao mesmo tempo, se qualificar. Em 2020, fez os exames intelectuais e físicos, e, em 2021, entrou para o Colégio Tiradentes da Brigada Militar, em Santa Maria.

Atualmente, o filho de Vanderlei da Silva Teixeira e de Kerlen Raquel Correa Teixeira, é aluno do 3° ano do Ensino Médio da instituição. “A história é um pouco engraçada porque não foi uma decisão certa que eu queria fazer a prova para entrar e seguir na carreira. A indicação de fazer a prova foi do meu pai, em 2020”, relembra o jovem.

Ele ainda diz que talvez não vá seguir os passos do pai, que atua no Corpo de Bombeiros Militar, mas, sim, no departamento de ensino da Brigada. “Como brigadiano na ativa, não me vejo na função, apesar de admirar muito. Me vejo mais na seção de ensino, na parte de convívio com os alunos”, comenta. Além disso, o jovem também gosta das áreas de diplomacia e relações internacionais. “Ainda tenho muitas dúvidas, a parte do Exército me interessa mais, mas a parte militar fica de segunda opção”, completa.

Entre os principais desafios encontrados pelo venâncio-airense, quando se mudou para Santa Maria, foi ficar longe da família e dos amigos. “Minha família não se mudou comigo, vim morar com outros familiares aqui em Santa Maria”, conta. Arthur lembra que o processo de se desapegar de tudo e viver a nova fase da vida foi bastante difícil. “Com o tempo fui me adaptando e lapidando o conforto em Santa Maria”, diz.


Vanderlei foi o incentivador do filho, Arthur, para ingressar no Colégio da BM

ROTINA

O Ensino Médio do Colégio Tiradentes da Brigada Militar tem os três anos normais, sem curso técnico. Apesar disso, as aulas do 1° e 2° ano são em turno integral (manhã e tarde) e o 3° conta apenas com um dia de aula nos dois turnos. “É uma boa iniciativa para quem quer seguir carreira de militar e já tem grande noção do que acontece dentro da Brigada”, considera Arthur.

O jovem conta que a rotina da escola é diferente de qualquer outra instituição de ensino, apesar de também seguir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Entramos em forma todos os dias de manhã, o uniforme tem que estar sempre no padrão, o sapato precisa estar lustrado, a barba feita e o cabelo cortado”, cita. Além disso, ele revela que os alunos possuem uma disciplina de instrução geral em que aprendem práticas militares como mexer com réplicas de fuzil, a utilizar a espada e hastear bandeira, por exemplo. “Quando o professor vai entrar na sala, o aluno chefe de turma – que muda a cada semana – precisa apresentar a turma, com as pessoas faltantes”, completa.

Arthur ainda explica que os militares notam os alunos que mais se destacam, durante os dois primeiros anos do Ensino Médio, e que recebem notas disciplinares conforme os ‘elogios’. “Quem tiver a nota mais alta é escolhido como aluno disciplinar. Mas também tem os auxiliares de disciplina e os comandantes de companhia”, conta. Arthur é o comandante do 3° Pelotão da Companhia, composta por cerca de 40 meninos. “São duas companhias, compostas por dois pelotões. A companhia um e dois é composta pelas meninas. Já a 3° e 4° companhia são dos meninos”, esclarece.

O estudante ainda ressalta que, como o colégio fica localizado dentro de um Regimento, diariamente os alunos possuem contato com os brigadianos. “Nossa diretoria também é toda composta por militares e tem uma seção dentro da diretoria de Corpo de Alunos, que são os militares responsáveis pelos estudantes”, conta. Arthur diz ter muita admiração pelos militares da seção, porque “além de cobrarem da gente os padrões da Brigada, eles são como pais que podemos conversar e desabafar”.

Sobre os próximos passos, o jovem pretende prestar concurso da Escola de Especialistas da Aeronáutica, que prepara os alunos para a Força Aérea Brasileira. Além disso, também pretende fazer cursinho para ter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em concursos. “O objetivo principal é fazer o concurso de admissão a carreira de diplomata, do Instituto Rio Branco”

“A escola nos ajuda muito a pensar sobre o nosso futuro e no tipo de pessoa que a gente quer ser daqui para frente.”

ARTHUR CORREA TEIXEIRA

Estudante

((SECUNDÁRIA))

Participação em projetos e eventos

Na rotina do colégio, Arthur gosta de estar envolvido com a parte militar, projetos e alunos. “Inclusive fomos para Curitiba representar o Colégio no MUNdo CMC, da ONU”, afirma. O jovem participou, como vice-presidente, do Clube de Relações Internacionais da instituição de ensino. No evento, os estudantes realizaram debates diplomáticos nos moldes da Organização das Nações Unidas (ONU). Em formato de jogo pedagógico interdisciplinar, os participantes simularam papéis de embaixadores dos países-membros, juízes, político e jornalistas. O objetivo do encontro é desenvolver habilidades e competências de liderança, comunicação e negociação.

Além disso, o estudante participa de vários projetos no colégio, como as olimpíadas de conhecimento em Matemática, Astronomia e Biologia, por exemplo. “Já ganhei várias medalhas”, destaca. O jovem também está inscrito para ser representante Júnior da ONU na América do Sul. “Se passar vou para Nova Iorque, nos Estados Unidos, para receber o cargo”, explica. Arthur ainda salienta que os projetos fazem diferença na sociedade.

Sobre o Colégio Tiradentes

A Brigada Militar é mantenedora das oito unidades da rede de Colégios Tiradentes. A Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul atua em parceria, mediante convênio, cedendo docentes do seu quadro de professores concursados. Em setembro de 2022, foi publicado resultado de que três unidades do Tiradentes, incluindo o de Santa Maria, estiveram nas cinco primeiras colocações no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2022, entre todas as escolas públicas do Brasil. (Fonte: Comunicação BM)

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido