A Comunidade Evangélica de Linha Marechal Floriano está em vias de ‘fechar’, literalmente, as festividades dos 150 anos da localidade, comemorados em 2022. Isso porque será novamente fechada uma pedra entalhada na fachada da Igreja Evangélica Luterana, dentro da qual repousou, durante 93 anos, uma pequena caixa de metal e que guardou a ata de inauguração da igreja (1º de maio de 1929), quatro jornais impressos em alemão, fotos e sete moedas.
O achado aconteceu em junho do ano passado e, agora, a expectativa é por montar uma nova cápsula do tempo para ser colocada dentro da parede e com a sugestão, registrada em ata, para se abrir novamente no futuro.
Segundo o presidente da comunidade, Jairo Bencke, serão guardados exemplares do jornal Folha do Mate (das edições que falaram sobre a igreja e sobre a festa de 150 anos da localidade), algumas moedas de Real, a letra do hino composto em 2012 pelo músico Elemar Müller, já falecido, um poema de autoria de Caroline Simon, princesa da festa dos 150 anos, um pendrive com fotos e vídeos das programações dessa festa e cópias das atas de fundação, de 1929, e da festa, de 2022.
Ainda conforme Bencke, o ato está previsto para o dia 28 de maio, um domingo, aproveitando que o salão da comunidade vai sediar, no mesmo dia, um encontro das paróquias evangélicas. “Vamos fazer esse momento de fechar novamente uma cápsula do tempo, porque foi algo que movimentou muito toda a localidade. Pessoas que nem moram mais em Marechal ou são de outros lugares, foram olhar e estão acompanhando. Então assim encerramos oficialmente as festividades dos 150 anos”, destaca.