Talvez a grafia seja apenas uma coincidência, mas fato é que, os meses do calendário que não têm a letra R, carregam uma particularidade em relação à natureza: maio, junho, julho e agosto são considerados o período ideal para o plantio e a poda de árvores.
Segundo a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires, Daiane Haas, esses quatro meses abrangem o período que antecede a entrada do inverno e pegam praticamente todo o inverno, onde o período de luz é menor e as temperaturas também são menores. “Com a diminuição da luz, a planta faz menos fotossíntese, produzindo menos energia e, por isso, como uma adaptação natural, diminui seu metabolismo, já que não terá tanta energia para consumir.”
Daiane explica que algumas plantas também podem perder as folhas nesse período, como forma de evitar a perda de energia. “Há também a diminuição da circulação da seiva e esse período chamamos de dormência das plantas. Seria uma estratégia de sobrevivência, uma forma de poupar a sua energia e passar pelo período de maior adversidade climática. Podemos dizer que ela sofre menos com as mudanças e adaptações, pois seu metabolismo já está preparado para adversidades.”
A bióloga destaca que outro fator importante para realizar o plantio e poda nesse período é que, com as temperaturas mais amenas, as plantas não transpiram tanto e não perdem água para o ambiente, já que a água compõe de 70% a 80 % da planta e a falta dela é fator decisivo na vida do vegetal.
Poda
A bióloga da Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires, Daiane Haas, ainda comenta que, de maneira geral, a poda pode ser realizada nesse período em qualquer espécie, no entanto, é sempre importante conhecer a planta que vai podar, já que existem algumas espécies que não toleram podas. “Nem sempre é necessário. A poda só é indicada quando se precisa conduzir a árvore, eliminar galhos velhos ou fracos, eliminar excesso ou galhos doentes e atacados por parasitas.”
Ela ressalta que a poda drástica, aquela que retira toda a copa da árvore, ou grande parte dela, não é permitida, pois isso pode, literalmente, matar a árvore.
Frutíferas
Conforme Daiane, a poda e plantio são indicados para todas as árvores nesses meses sem R, independentemente se são frutíferas ou não, pois o mecanismo e período de dormência são parecidos em todas. No entanto, nas frutíferas, as espécies devem ser podadas para estimular a produção e visando selecionar os galhos mais produtivos, ou com melhor potencial de produção.