“A arte possibilita trazer à tona o que está velado”. A frase está em um dos quadros que integram a exposição ‘Abuso Velado, promovida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), dentro das programações do Maio Laranja. Liderada pela artista venâncio-airense, Voní Eidt, a apresentação expõe trabalhos realizados pelos usuários do serviço, a partir das oficinas de arteterapia.
“São trabalhos e expressões produzidas durante as oficinas que realizamos no Creas e que neste ano, ganham o tom do tema desta exposição, onde queremos abordar as formas silenciosas e até mesmo desconhecidas para muitas pessoas, em que o abuso pode ocorrer”, destaca Voní, responsável também pelas oficinas.
A programação iniciou nesta segunda-feira e vai até a sexta-feira, 19, na sede do Creas, que fica da rua Visconde do Rio Branco, número 1.037. A visitação é aberta ao público, porém é necessário agendar através dos contatos (51) 2183-0665 ou (51) 99775-3132.
Esta é a segunda edição da exposição que no ano passado teve o tema ‘Ressoando cores’, trabalhando a prevenção ao abuso sexual. O tema da exposição deste ano, conforme explica Voní, nasceu do grupo de profissionais que trabalham do Creas. “É o momento de fortalecer nossa mobilização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A exposição veio para mostrar as muitas faces que compõem o abuso e que são usadas para atrair as vítimas. Buscamos sensibilizar o quão importante é falarmos sobre isso”, destaca a coordenadora do Creas, Viviane Mengue Pegoraro.
Fonte: AI Prefeitura