Duplicação e free flow na 287 e 453

Quem acompanhou as explanações do painel Gente & Negócios, na terça-feira, 16, certamente mentalizou as mudanças que vão ocorrer nas RSCs 287 e 453, nos próximos anos. E são muitas.
Na primeira edição dos debates deste ano, Folha do Mate e Terra FM pautaram a infraestrutura destas duas rodovias. São investimentos que vão mudar o cenário logístico e prometem contribuir estrategicamente com o desenvolvimento regional.

Durante uma hora de debate, foi possível ter um panorama atualizado do que está sendo projetado. Teremos uma RSC-287 duplicada dentro de alguns anos e um viaduto que vai mudar radicalmente o principal acesso a Venâncio Aires. Sobre a duplicação, Tabaí e o trecho entre Venâncio e Santa Cruz, que tem o maior fluxo de veículos, serão prioridade no cronograma de obras.

Já a RSC-453, além de passar pela concessão à iniciativa privada (processo que deve ser concluído no ano que vem) pode ser a primeira rodovia estadual a contar com o sistema free flow, que consiste na cobrança automática do pedágio. Durante o painel, perguntei ao secretário adjunto de Parcerias e Concessões do RS, Gabriel Ribeiro Fajardo, qual a possibilidade da RSC-287, que já tem contrato de concessão por 30 anos, também contar com esse sistema e, futuramente, extinguir as praças de pedágio. Ele disse que é possível uma avaliação e defendeu que os contratos de concessões tenham essa flexibilidade para poder permitir alterações desta natureza e que acompanhem o que é tendência.

Continuidade

Em agosto de 2021, quando as máscaras de proteção de Covid-19 ainda faziam parte da nossa rotina, a Administração Municipal de Venâncio Aires já tinha surpreendido ao anunciar, com antecedência, o nome de Vilmar de Oliveira como o presidente da Fenachim 2022, festa que ocorreria nove meses depois.
Ontem à tarde, mais uma vez, o prefeito Jarbas da Rosa anunciou o nome do empresário, que dará continuidade ao trabalho que já rendeu muitos elogios na festa anterior. Oliveira, que já presidiu a Caciva e segue na atual diretoria da entidade como vice-presidente da Indústria, terá quase um ano para liderar a equipe de trabalho e antecipar os preparativos do maior evento de Venâncio Aires.
A continuidade do trabalho de Vilmar vai permitir agilizar processos, afinal, já conhece os caminhos e tem pessoas qualificadas para fazer uma grande festa em 2024, ao lado da diretoria da Associação Festa do Chimarrão, a Afenachim. Aliás, a festa já tem data marcada: 1º a 5 e de 9 a 15 de maio de 2024.

prefeito Jarbas da Rosa e Vilmar de Oliveira
Prefeito Jarbas da Rosa e Vilmar de Oliveira (Foto: Débora Kist)

Asfalto de Linha Sapé

A inauguração da pavimentação da estrada de Linha Sapé, que estava pré-agendada para sábado, 20, não será realizada nesta data devido à agenda do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
A Prefeitura de Venâncio Aires informou que uma nova data será definida nos próximos dias. O objetivo do prefeito Jarbas da Rosa é contar com a presença do governador no ato.
Ao todo, 5,7 quilômetros foram asfaltados, um investimento de R$ 7,6 milhões.

Grêmios Estudantis

A União dos Estudantes de Venâncio Aires (Uesva) vem sendo reorganizada para reunir o maior número possível de Grêmios Estudantis. Conforme o professor André Henckes, já são 18 escolas organizando os seus grêmios neste ano. Como é importante esse estímulo às lideranças jovens do nosso município.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido