Homens agressores começam a ser monitorados no RS

-

A partir desta sexta-feira, 19, O Rio Grande do Sul passa a contar com o projeto ‘Monitoramento do Agressor’ para prevenir feminicídios e outros delitos de violência contra a mulher. O termo de cooperação para dar início ao monitoramento foi assinado pelo governador Eduardo Leite, às 9h desta sexta-feira, na sala R1 da Secretaria de Comunicação, no Palácio Piratini.

As tornozeleiras eletrônicas serão usadas por agressores afastados das vítimas por medidas protetivas da Lei Maria da Penha.

Os testes dos equipamentos, viabilizados por investimento de R$ 4,2 milhões do Avançar na Segurança, e o treinamento dos policiais para operação do sistema, já foram concluídos.

Em um primeiro momento, foram adquiridas 2 mil tornozeleiras e os primeiros agressores a usarem o equipamento residem em Porto Alegre e Canoas.

As vítimas recebem um aparelho semelhante a um celular, que emitirá um sinal sonoro caso o agressor se aproxime dela, além do permitido. A Brigada Militar também receberá um sinal quando um dos agressores desrespeitar as medidas protetivas e pode agir imediatamente.

A intenção é de implantar este sistema em todo o RS.



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido