A comunidade de Mato Leitão debateu e aprovou diversas ações que passam a integrar o Plano Municipal de Cultura, com validade para o período de 10 anos. A primeira conferência, que discutiu diretrizes, metas e projetos ocorreu na quarta-feira, 17, na Câmara de Vereadores.
O encontro reuniu representantes da Prefeitura, de escolas, associações, entidade tradicionalista, grupos culturais, artesãos, vereadores e a comunidade em geral. Os debates foram coordenados pela presidente do Conselho Municipal de Cultura, a primeira-dama Vera Beatriz Lermen Bohn. “Não podemos perder a oportunidade de se organizar. É muito importante trabalhar essa questão da cultura”, ressaltou.
O prefeito Carlos Alberto Bohn também acompanhou o encontro e destacou a importância do plano, que além de um conselho específico para essa área, evolve o Fundo Municipal de Cultura. “Tem um edital do Estado aberto para os Municípios se habilitarem e conseguirem recursos visando a realização de eventos. Para participar é preciso ter um plano definido e aprovado. Um dos nossos principais objetivos é a 4ª Festa das Orquídeas, em dezembro”, explicou.
Projetos
Durante a atividade, mais de 50 ações na área cultural foram apresentadas e debatidas. Mato Leitão também elegeu dois delegados para a etapa estadual da conferência: Márcia Horn e Ângela Bohn. Entre as iniciativas culturais previstas para os próximos anos na Cidade das Orquídeas estão a criação da Casa de Cultura; realização do inventário de casas e prédios antigos; identificação de estruturas arquitetônicas; restauração e preservação do patrimônio material; oficinas e atividades culturais; Jardim Botânico; e o envolvimento de grupos e entidades no plantio de orquídeas.
Integrante do Conselho Municipal de Cultura, o aposentado Sylvio Reis relatou sobre a catalogação de diversos objetos, que juntos compõe quase mil itens para compor um museu. Esse material, segundo ele, ajudou a constituir o que ele considera algo importante para a história de Mato Leitão. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura)
“Mato Leitão possuiu uma vida cultural bem intensa, mas é preciso reorganizar. Temos uma história e essa é a oportunidade para trabalhar todas as ideias. Mexer com as nossas emoções, isso é cultura.”
VERA BOHN – Primeira-dama e presidente do Conselho Municipal de Cultura
Integrantes do Conselho de Cultura
- Presidente: Vera Beatriz Lermen Bohn
- Vice-presidente: Joseline Bitsch
- Secretária: Simone Silberschlag
- Demais integrantes: Renê Ruppenthal, Inês Kroth, Marlise Viviane de Bittencourt, Evandro Luís Lenhart, Luiz Fernando Henckes, Elaine Teresinha Puhl Kroth, e Celestino Hillesheim, Márcia Beatriz Jaeger Wildner e Sylvio Reis.