O Governo do Estado, através da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária do Rio Grande do Sul, entregou oficialmente na tarde deste sábado, 20, os primeiros módulos sanitários do programa ‘Nenhuma Casa sem Banheiro’. Em Venâncio Aires, município escolhido para o ato, foram construídos 10 banheiros, que ficaram a cargo da empresa Dimac. Cada projeto contou com a construção de alvenaria de 3,82 metros quadrados, colocação de vaso sanitário, chuveiro, pia, piso e revestimento, além de instalações elétrica, hidráulica e de esgoto.
Além do recurso estadual de R$ 80 mil, a Prefeitura de Venâncio ainda investiu R$ 118,8 mil. “É a estrutura toda, com parede, telhado, fossa e todos os itens necessários. Muitos em locais mais difíceis para construir, então foi necessário esse investimento a mais”, explicou o secretário de Habitação e Desenvolvimento Social de Venâncio, Ricardo Landim. Os beneficiados foram indicados a partir de encaminhamento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), atendendo a finalidade do programa estadual que busca levar melhorias sanitárias às residências de famílias em vulnerabilidade social.
A entrega oficial das chaves dos banheiros para as famílias contempladas ocorreu na casa de Adriana Raquel Schonardt Silveira, no bairro Battisti. Bastante emocionada, ela disse que jamais teria condições de fazer um banheiro assim. Até então, ela e o marido usavam o da filha, que mora numa casa anexa à dela. O secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Fabrício Guazzelli Peruchin, também se emocionou durante a entrega. “Pode parecer uma coisa tão pequena, pode parecer pouco, mas para as pessoas e para o poder público, vale muito e é muito importante esse programa.”
Ao todo, conforme Peruchin, mais de 20 municípios estão habilitados e já com obras em andamento e outros 49 já procuraram o Estado para aderir ao programa. Em Venâncio, foram quatro banheiros construídos no bairro Battisti, dois no Coronel Brito e, nos bairros Vila Rica, União, Brígida e Universitário, um em cada. Também estiveram no ato o prefeito Jarbas da Rosa, a vice Izaura Landim, vereadores, secretários, representantes da Dimac e o ex-prefeito e atual subsecretário de Obras Públicas do Rio Grande do Sul, Giovane Wickert.