O endereço em que se vai fixar moradia é uma escolha importante ao comprar um terreno ou um imóvel. E essa decisão fez com que Iloni Terezinha Heinen, 81 anos, escolhesse a rua Conde D’Eu, no bairro Aviação, próximo ao Centro.
A aposentada destaca que, na infância, morava no bairro Morsch, no qual sofria com as frequentes cheias do arroio Castelhano e enchentes, por isso, quando foi escolher onde morar, sempre teve essa preocupação. “Nossa família queria um terreno alto e encontramos aqui que é muito bom e não tem nada de umidade ou risco de enchentes.”
Iloni mora no local há 20 anos, quando a família construiu a casa própria, e antes morou em outro endereço no Centro de Venâncio Aires. Segundo ela, é muito bom de morar no local, já que, agora viúva, tem a companhia de uma das filhas que mora perto e conta com vizinhos de confiança. Outro fator positivo é a proximidade com muitos locais que a aposentada precisa ir no dia a dia, como supermercados, e perto do Centro, o que permite ir a pé. No entanto, também por ser uma área central, Iloni ressalta que o movimento de carros é grande durante todo o dia.
Quando a moradora chegou no endereço com o marido e três filhos, lembra que não tinham muitas casas na vizinhança. “Tudo aumentou muito, hoje não se encontra mais terrenos vazios aqui por perto.” Um dos pontos que Iloni acredita que possa ser melhorado é o calçamento da rua, que, segundo ela, tem muitos buracos.
Horta comunitária
Um dos destaques que a moradora enfatiza é a horta comunitária que está na esquina da rua Conde D’Eu com a rua Henrique Milyus, idealizada e liderada pela moradora Magda Palaoro Buttini “É algo diferente, muito legal poder plantar, colher e cuidar deste espaço em comunidade”, comenta.