Nesta sexta-feira, 2, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Leo João Frölich, de Linha 17 de Junho, esteve em festa. O educandário comemorou os 65 anos de trajetória com alunos, professores e funcionários. A diretora Maria Cristina Pozzebon diz que poder festejar o aniversário da escola mais um ano é de uma grande emoção.
Atualmente, a escola conta com 73 estudantes, vindos de comunidades do interior, como Monte Belo, Linha Cecília, Linha Harmonia da Costa, Linha 17 de Junho e Santa Emília. Eles são atendidos em turmas multisseriadas do 1º ao 9º anos e, ainda, 16 alunos são da Educação Infantil, em sala de cessão de uso para o Município.
O corpo docente é formado por três funcionários e 13 professores, entre eles a supervisora Michele Tamara Hermes, que também atua na direção e como professora de História e Geografia. A infraestrutura de escola é composta por quatro salas de aulas, sala para Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala da direção, secretaria, biblioteca, laboratório de informática, auditório, refeitório e cozinha.
Festa
Neste domingo, 4, ocorre no Salão do Ipiranga, em Linha 17 de Junho, uma festa em comemoração aos 65 anos da escola. A organização do evento é do Círculo de Pais e Mestres (CPM) e do Conselho Escolar. A programação inicia às 10h30min, com cerimonial e, após, haverá homenagem dos estudantes. Às 11h30min haverá almoço, às 14h apresentação do grupo Die Schwalben e, a partir das 14h45min, animação com a Banda Energia.
Maria afirma que, em cada aniversário, o educandário oportuniza que ex-professores e ex-alunos participem de atividades com a comunidade escolar, para reviver momentos significativos e nostálgicos. “Nada é mais gratificante do que ouvir um ex-aluno dizer o quanto sente saudades da escola, da merenda, dos jogos, dos professores, enfim, do quanto adorava. Isso nos deixa muito felizes, pois fazer a diferença na vida das pessoas é o que dá sentido à nossa profissão.”
História
- A Escola Estadual de Ensino Fundamental Leo João Frölich foi criada pelo decreto n° 8.635, de 11 de fevereiro de 1958 como Escola Rural de Linha 17 de Junho, com atendimento apenas de séries iniciais. Em 1972, foi autorizado o funcionamento gradativo de 5ª até 8ª série.
- Em 4 de abril de 1974, o professor e diretor da escola Leo João Frölich faleceu subitamente, após atuar por 15 anos na instituição e até chegou a morar nas dependências da escola. Em 1977, o nome da escola foi alterado para Escola Estadual de 1º Grau Leo João Frölich, em homenagem ao docente.
- O colégio passou por um processo de municipalização, em 1994, mas, posteriormente, voltou a ser da rede estadual. E atualmente o aniversário da escola é comemorado no aniversário de Leo João Frölich, no dia 2 de junho.
Projetos
- Neste ano, um dos projetos é o ‘Semeando, cultivando e colhendo na escola’. Entre as atividades, as crianças levam sementes para suas casas para cuidar e observar o desenvolvimento da planta. “O objetivo é que o estudante aprenda a se comprometer com o mundo que o cerca”, explica a diretora Maria Cristina.
- Outro projeto é a reformulação da biblioteca, com reforma do ambiente, e compra de novos materiais, móveis e equipamentos digitais.
- A diretoria destaca que a parceria da comunidade escolar é muito forte, com participação ativa na rotina com limpezas e mão de obra, assim como em reuniões, com sugestões e acompanhamentos.