Agir no presente, para proteger o futuro. A frase é um verdadeiro mantra quando falamos de meio ambiente. Para refletir sobre as ações e impactos ambientais, celebra-se na segunda-feira, 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância da preservação dos recursos naturais.
Pauta mundial, os problemas ambientais estão diretamente ligados aos nossos hábitos de consumo, o que reforça a premissa de que o nosso compromisso com o planeta começa dentro de casa, com aquilo que consumimos e descartamos.
A exemplo dos anos anteriores, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Venâncio Aires vai promover a Semana do Meio Ambiente. Diversas atividades estão programadas e irão envolver estudantes, grupos e a população em geral, de segunda-feira, 5, até o próximo sábado, 10. Uma oportunidade para refletir sobre os chamados cinco Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) e incentivar ações simples, como a separação de resíduos, mas que têm impacto significativo no meio ambiente.
A Folha do Mate também se soma às iniciativas neste mês dedicado ao meio ambiente. No caderno especial sobre a data, encartado nesta edição, é lançado o desafio ‘Responsabilidade Ambiental em toda parte’. A iniciativa é uma promoção do portal Venâncio na História e integra as ações da bandeira institucional da Folha e Rádio Terra FM, denominada Responsabilidade Ambiental. O objetivo do desafio, que tem apoio da empresa Alliance One, é incentivar estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental a relatarem em uma reportagem escrita as iniciativas ambientais identificadas na comunidade escolar. Por meio da produção dos mini-repórteres, vamos reconhecer iniciativas ambientais de escolas, bairros e famílias.
O desafio, que une jornalismo, educação e responsabilidade ambiental, é uma ação que busca garantir maior visibilidade à pauta ambiental, tão urgente e necessária. Informação é uma grande aliada quando a palavra de ordem é conscientização. Nada melhor do que envolver e mobilizar as novas gerações, para uma tarefa tão nobre, que é cuidar do nosso ‘habitat’.