Iniciativa da Emater de Venâncio estimula integração e empoderamento às jovens rurais

-

Foi lançado na sexta-feira, 2, no Sindicato Rural, o projeto ‘Construindo saberes e emoções’, em parceira entre a Emater/RS-Ascar e a Secretaria de Desenvolvimento Rural. Os encontros com jovens rurais de 16 a 35 anos ocorrerão durante todo o ano, com o objetivo de promover um ambiente para a troca de experiências, integração, empoderamento e promoção da autoestima das mulheres.

Durante a atividade, as mulheres participaram de dinâmicas como ‘Árvore dos Sonhos’ e o ‘Muro das Lamentações’, falando dos objetivos de vida e de situações que pretendem melhorar, colocando as ideias no papel e compartilhando com as demais. “Todas têm muitos sonhos e não podem desistir. É preciso ir atrás do que quer e não dar ouvidos às críticas”, afirma a extensionista social da Emater, Viviane Röhrs.

Ela enfatiza que há muitas jovens vivendo no meio rural e a intenção é que consigam permanecer. Neste primeiro momento, a equipe planejou com as jovens sobre os objetivos e demais encontros do projeto. O próximo deve ser no mês de agosto, em uma excursão técnica e de integração que ainda será organizada pela equipe.

Viviane comenta que a expectativa do primeiro encontro foi superada, já que nesta época, é mais difícil que as mulheres consigam participar de atividades externas, pois estão em função do plantio nas propriedades. “O objetivo é esse, agregar em cada participação, que elas venham porque querem, por sentirem necessidade desse momento para elas.”

Uma das participantes do projeto é Carolina Luiza Becker, de 17 anos. Ela é moradora de Linha Travessa e afirma que achou as atividades interessantes. “Aprendi coisas novas, nunca sabemos de tudo e este é o espaço para uma ajudar a outra”, ressalta ela, que é estudante do 3º ano do Ensino Médio.

Carolina (centro) organizou a rotina para participar do encontro e gostou da experiência. Viviane Röhrs (direita) e Djeimi Janisch são as organizadoras do projeto. (Foto: Luana Schweikart)

Lideranças

A programação, que contou com a participação de 20 mulheres, teve também lideranças do município, como a vice-prefeita Izaura Landim, a vice-presidente da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova) e do Sindicato Rural, Mônica Moraes; o secretário de Desenvolvimento Rural, Gilberto dos Santos; o chefe local da Emater, Vicente Fin; e a gerente do Sicredi, Mara Frey. Além disso, a assistente técnica estadual da Emater do Porto Alegre, Clarice Emmel Böck, também esteve presente.

“As produtoras precisam se valorizar e se fortalecer. Tirar um tempo para si que promova o bem-estar de cada uma.”
VIVIANE RÖHRS
Extensionista social da Emater



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido