A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Benno Breunig, do bairro São Francisco Xavier, recebeu, na tarde de terça-feira, 13, ação do projeto ‘Nascentes: nossa água, nosso futuro’, desenvolvido pela Folha do Mate e Terra FM. Mais de 40 alunos das turmas de 4º e 5º ano participaram de um bate-papo sobre abastecimento de água e preservação ambiental.
A ação foi desenvolvida em parceria com as servidoras da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de Venâncio Aires, Rosmeri Menzel e Marta Fagundes da Silva. Multiplicadoras ambientais, elas apresentaram aos alunos dados que reforçam a importância da economia e da preservação da água, como o fato de apenas 2,5% da água do planeta ser doce e, desse total, quase 70% estar em calotas polares, geleiras e cumes de montanhas.
Água: indispensável para a vida
Entre as informações que chamaram a atenção dos alunos está o fato de que, no mundo, uma a cada cem pessoas não tem acesso à água potável, bem como o quanto o recurso hídrico tende a ser motivo de guerras, no futuro, por conta da escassez.
Outro aspecto destacado pelas servidoras da Corsan, que atuam na Estação de Tratamento de Água (ETA), é o quanto a água é indispensável para a vida, embora nem sempre se perceba isso. “Um dia sem água significaria um dia sem alimento, por ela é necessária para a produção, um dia sem poder ir ao banheiro e dar a descarga, um dia sem beber qualquer líquido”, citou Rosmeri.
“Se o mundo ficar sem água isso levará ao extermínio da humanidade. Até podemos ficar alguns dias sem comer, mas sem água, em cerca de 48 horas o corpo começa a desidratar e isso leva à morte”, alertou Marta.
Cadernos especiais utilizados em sala de aula
O caderno especial Nascentes alusivo ao Dia Mundial da Água, que circulou em março, foi utilizado em sala de aula pela turma de 5º ano da Escola Benno. De acordo com a professora Beatriz dos Santos, os alunos fizeram a leitura do material e depois realizaram um painel de discussão sobre a água.
Durante a ação nesta semana, os alunos também receberam exemplares do Nascentes. Além das matérias jornalísticas, o suplemento conta com jogos ou atividades educativas, para que possa ser usado em sala de aula ou em casa, aliando brincadeira e conhecimento. As atividades estão disponíveis para donwload.
A Emef Benno Breunig foi a primeira instituição de ensino a receber a atividade de bate-papo e quiz do projeto Nascentes, neste ano. Para a diretora Denise Mello Bick, a programação foi muito proveitosa e vai ao encontro do que se trabalha no dia a dia. “É um complemento do que se ensina em sala de aula. Essas parcerias com profissionais de outras áreas são sempre muito importantes”, considera.
Mais três ações estão previstas para ocorrer nos próximos meses, nas Escolas Otto Gustavo Daniel Brands, Narciso Mariante de Campos e Cidade Nova.
Quiz sobre a água
Desde o ano passado, a Folha do Mate realiza atividades do projeto Nascentes nas escolas com quiz – jogo de perguntas e respostas. A atividade também está disponível no site venancionahistoria.com.br e pode ser acessada pelo QR Code ao lado.