A Administração Municipal de Passo do Sobrado deu um passo importante nesta semana em direção à construção do Ginásio Poliesportivo no município. Na terça-feira, 20, representantes do Executivo, liderados pelo prefeito Edgar Thiesen, se reuniram com diversos segmentos da comunidade, especialmente esportistas e vereadores, para apresentar o projeto que envolve a estruturação do complexo esportivo.
O encontro foi realizado no Centro de Cultura e a nova proposta apresentada pela Prefeitura envolve mudanças solicitadas em reunião, que também tratou sobre o assunto, e foi realizada no dia 7 deste mês. As alterações envolviam aumento da quadra, mudança do local onde funcionará o placar eletrônico e área de circulação.
De acordo com o prefeito Edgar Thiesen, após os pedidos e as adequações feitas, o projeto foi aprovado com bom diálogo entre os participantes. “Se chegou a um entendimento onde todas as partes concordaram que o projeto ficou adequado”, avalia. O Ginásio Poliesportivo terá uma quadra com medidas internacionais, com 20 metros de largura e 38 metros de comprimento.
A proposta também prevê arquibancadas com capacidade para aproximadamente 960 pessoas sentadas, palco, estrutura de bilheteria, sanitários, vestiários, espaço para árbitros, espaço para segurança, cabine de som para imprensa, área de copa e cozinha, estacionamento, saídas de emergência e toda estrutura necessária para realização de jogos de futsal, vôlei, basquete e promoção de eventos de grande porte.
A partir da aprovação do layout, a Prefeitura realizará os ajustes finais no projeto e trabalhará nos cálculos estruturais e de custos da obra, para encaminhá-la a licitação. A previsão é que a construção do Ginásio Poliesportivo inicie em novembro.
Também participaram da reunião o presidente do Legislativo de Passo do Sobrado, Jânder de Carvalho Thisen (PTB), os vereadores Selmo Baierle Fagundes (PT), Fabiane Gassen (Progressistas) e Marlene Kroth Haas (Progressistas), e representantes da Associação Bombeiros Voluntários e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).
Recurso
Para viabilizar a construção, o Executivo Municipal utilizará recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa), contratado junto à Caixa Econômica Federal no fim de junho do ano passado. Inicialmente, essa verba seria utilizada na construção do Centro Administrativo de Passo do Sobrado.
Entretanto, o Executivo avaliou que a construção do Poliesportivo era mais necessária neste momento para a comunidade. Em dezembro do ano passado, o Executivo buscou autorização do Legislativo para contratar um novo financiamento junto à Caixa Econômica para a construção do Poliesportivo. Entretanto, na época, o projeto de lei foi reprovado pelos vereadores. Agora, o Executivo utilizará a verba já financiada.
“Como tínhamos um plano de governo e um financiamento para a construção de um Centro Administrativo, resolvemos fazer a alteração desse principal projeto para a construção do Poliesportivo, que é um sonho da comunidade passo-sobradense. Fica nosso agradecimento às pessoas que compareceram nas duas reuniões e nos ajudaram na elaboração deste projeto”, ressalta Thiesen.