O bem-estar animal está entre as principais frentes de trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do programa ‘Toda Vida Importa’. O carro-chefe do programa são as castrações de fêmeas de cães e gatos. Só em 2022, foram 546 (399 caninas e 147 felinas) e a expectativa é de que o número seja superado neste ano – até o momento, já foram 350.
Viabilizadas com recursos da própria secretaria e do Fundo do Meio Ambiente, além de emendas impositivas da Câmara de Vereadores, as esterilizações cirúrgicas são realizadas por clínicas veterinárias credenciadas ao Município. Junto com a castração, é feita a microchipagem dos animais, com o objetivo de que sejam acompanhados.
A assessora da Semma Alessandra Ludwig explica que, além do controle de natalidade, a iniciativa tem como objetivo o bem-estar e a saúde dos animais. “Com isso se evita o desenvolvimento de doenças como a piometra, que é uma infecção do útero, assim como câncer mamário e casos de sarna”, cita.
Para a seleção dos animais contemplados são seguidos critérios de prioridade, como o fato de viverem na rua ou serem comunitários; serem animais sob a tutela de protetores ou de Organizações Não Governamentais (ONGs); situações identificadas durante ações de fiscalização da Semma; e animais de famílias de vulnerabilidade social. Também são contemplados animais adotados. “Essa é uma forma de o Município retribuir essa ação e incentivar a doação”, observa Alessandra.
Ela reforça a importância do trabalho ocorrer de forma estruturada dentro da secretaria – com um programa formatado e recursos financeiros. Embora o Município tenha dado início às castrações em 2019, o programa ‘Toda Vida Importa’ passou a ser estruturado a partir de 2021. “Ter esse programa estruturado dentro da Secretaria de Meio Ambiente, com recursos disponíveis, é um avanço. O cuidado com os animais é um dever da gestão pública. Não podemos fechar os olhos e simplesmente colocar na responsabilidade de ONGs e associações”, defende.
Além das castrações, as clínicas conveniadas com a Prefeitura realizam atendimentos para animais que vivem na rua ou são comunitários e estão em situações de risco, como casos de atropelamentos, filhotes abandonados ou machucados. “Acolhemos esses animais que depois vão para adoção”, detalha.
“O cuidado com os animais é um dever da gestão pública. Para nós, toda vida importa, por menor que seja o animal.”
ALESSANDRA LUDWIG
Assessora da Secretaria de Meio Ambiente
Silvestres
A Semma realiza resgate de animais silvestres e encaminhamento para os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
São casos de animais machucados, atropelados, apreendidos ou filhotes que não conseguem sobreviver sozinhos, por exemplo.
Entre as situações mais comuns estão de corujas, filhotes de gambá, passarinhos e urubus.
Castração de cachorras e gatas estimula a adoção
Entre os beneficiados do programa ‘Toda Vida Importa’ estão três gatas e uma cachorrinha que completaram a alegria na família de Lisete Teresinha Henckes, 37 anos, em Linha Marechal Floriano. Há pouco mais de um ano e meio, a doméstica adotou as gatinhas após saber, por meio de uma postagem no Facebook, que cinco filhotes haviam sido abandonados. “Ia pegar apenas uma, mas não teve condições, acabei ficando com as três gatas. Apelidamos elas de ‘as manas’. Chamamos e vêm todas juntas”, comenta.
Aos sete meses, elas foram castradas. Para Lisete, o procedimento oferecido pelo Município é um incentivo a mais para adotar. “Tentamos sempre ter o melhor cuidado e quando o animal é castrado é muito melhor”, observa.
‘Caçula’ da casa, a vira-lata Carrapato já chegou castrada. Lisete também decidiu adotá-la a partir de uma foto publicada na rede social. “Ela tinha muitos carrapatos e acabou ficando com esse nome. Em agosto, fará um ano que está com a gente”, explica a moradora de Marechal Floriano, que reside com o marido Maiquel Guilherme de Oliveira, o filho Gabriel Augusto Henckes, as três gatas ‘manas’ e as cadelinhas Carrapato, Cacau e Peppa – todas adotadas.