Na manhã deste sábado, 24, ocorreu a primeira ação de recolhimento de cavalos soltos ou amarrados no perímetro urbano de Venâncio Aires. Três equinos foram retirados de locais de alto risco próximos de rodovia, e levados para o Hospital Veterinário da Unisc, onde aguardam por atendimento médico em segurança. Alguns tutores foram abordados e instruídos.
A ação contou com apoio das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, e Inspetoria Veterinária.
Segundo a coordenadora da ação, assessora administrativa da Secretaria de Meio Ambiente, Alessandra Ludwig, a ação foi um sucesso e a intenção de responsabilizar e conscientizar os tutores foi alcançada.
Os tutores que desejam recuperar seus cavalos, devem ir até a Secretaria de Meio Ambiente nesta semana comprovar a posse do cavalo e que irão levá-lo para um local seguro e em área rural, além de fazer os pagamentos dos custos do atendimento, transporte do animal e multa. Os animais que não tiverem os tutores identificados serão encaminhados para a adoção.
De acordo com a fiscal de posturas da Prefeitura, Daniele Mohr, a fiscalização deve seguir e as ações de recolhimento devem ser frequentes a partir de agora. “Não é só recolher, mas também dar uma vida melhor aos animais”, afirma.