Construído em 1996 e considerado um dos primeiros ‘arranha-céus’ de Venâncio Aires, o edifício do Centro Clínico Unimed, na esquina das ruas Jacob Becker e Tiradentes, tem inúmeras histórias para contar. Entre elas está a da secretária Fernanda do Nascimento, de 41 anos, que trabalha há mais de 15 anos no prédio.
Em 2007, ela cobriu, por quatro meses, as férias de uma colega que viajou para fora do país e, quando retornou, foi apenas para pegar os pertences e, com isso, Fernanda acabou sendo efetivada. Inicialmente, trabalhava com o médico urologista Ivan Seibel e, em 2016, passou a atuar também com a pediatra Samanta Feilstrecker.
Contudo, durante a pandemia de Covid-19, em 2020, passou a trabalhar apenas com Samanta, já na sala 303 do prédio. Segundo Fernanda, hoje o local é um dos mais seguros da cidade e também está abrindo portas para outras áreas da saúde, como estética e psicologia. “Dá oportunidade e expande as possibilidades de atendimento”, considera.
Um diferencial do prédio da Unimed, para ela, é a boa convivência com os demais funcionários. Segundo Fernanda, todos se ajudam, desde o auxílio para solucionar problemas simples, como trocar um móvel de lugar ou uma lâmpada, até questões mais importantes. “Fizemos um círculo de amizade muito importante. Seja com os profissionais que estão há mais tempo aqui ou com quem chega novo.”
A secretária observa as mudanças na rua, ao longo dos anos, como a recente instalação da sinaleira, que reduziu a quantidade de acidentes. “Mesmo assim, ainda é bem movimentado e precisamos ter cuidado”, destaca.
Histórias
Ao longo dos 15 anos que tem o prédio da Unimed como endereço de trabalho, Fernanda coleciona histórias. Ela relembra da única vez que ficou presa no elevador – do qual utiliza diariamente, diversas vezes –, quando todos entraram em pânico ou nervosos, mas que ela só conseguia rir. “Ria de nervoso mesmo. Que bom que, rapidamente, tudo se resolveu e foi a única vez que fiquei presa”, relata.
Algo que faz parte da rotina de Fernanda é ser confundida com uma colega do andar de baixo. Pela semelhança física, é comum a confusão e já houve inúmeros momentos quando alguém a questionou querendo falar com a sua ‘sósia’. “E, para piorar, os nossos maridos têm o mesmo nome, e isso causa uma confusão ainda maior”, enfatiza. A confusão, segundo ela, já aconteceu cerca de 50 vezes.
O prédio conta com sete andares, 58 consultórios, 10 salas no térreo e mais de 60 profissionais.
Há 24 anos, clínica de otorrinolaringologia no prédio da Unimed
A clínica do otorrinolaringologista Renato Fragomeni e da fonoaudióloga Daniela Prochnow está localizada nas salas 401 e 402 do prédio da Unimed há 24 anos. O consultório conta com profissionais com mais de 25 anos de experiência, que trabalham em conjunto e em constante atualização. Segundo Fragomeni, é importante estar no prédio da Unimed por ser um local central, de fácil acesso e, principalmente pela agilidade de ser próximo do hospital e de serviços diagnósticos (laboratórios e radiológicos).
O médico afirma que a clínica conta com uma série de exames diagnósticos de especialidade, prezando pela excelência de atendimento e diagnóstico, trazendo, também, praticidade ao paciente. “Identificamos os problemas do paciente em apenas um lugar”, destaca.
A clínica ainda conta com exames endoscópicos de via aérea superior videolaringoscopia e nasofibrolaringoscopia, exame do sono, olissonografia e todos exames audiológicos, audiometria clínica e ocupacional, audiometria de tronco encefálico, timpanometria, exame de otoemissões acústicas, teste da orelhinha e os exames labirínticos como vectoeletronistagmografia computadorizada e videonistagmoscopia.
Localização central e próxima a demais serviços de saúde
O Centro Clínico Unimed também é o endereço da Clínica Dra. Ceres Buss Aparelhos Auditivos. O estabelecimento atende na sala 203 e trabalha com aparelhos auditivos da marca Starkey, que se destacam pela qualidade e tecnologia.
De acordo com a fonoaudióloga Taissane Sanguebuche, uma das exigências para a abertura da clínica Dra Ceres Buss Saúde Auditiva em Venâncio Aires, há quatro anos, foi a excelente localização. “Por ser tratar de uma clínica de saúde, estar em um ambiente central, próximo ao hospital, consultórios médicos e do comércio em geral fez toda a diferença para a recepção dos nossos pacientes”, ressalta. Entretanto, ela comenta que, por ser uma localização central, muitas vezes é difícil encontrar estacionamento. “Essa é uma das principais observações do nosso público.”