Há mais de meio século no mesmo endereço, na rua Barão do Triunfo, esquina com a Carlos Wagner, no bairro Aviação, Maria Fernandes tem uma certeza: dali não se muda. “Já me ofereceram muitas vezes para comprar, mas não vendo. Aqui é muito calmo e conheço todo mundo, me acostumei com os vizinhos”, diz a aposentada, de 82 anos.
Quando se mudou para o local, com o marido Armindo Fagundes e os três filhos mais velhos, Sirlei Teresinha, Vanderlei Luís e Danilo Antônio, há 53 anos, sequer havia rua. “Era só mato e um trilho, e agora virou cidade”, recorda. Todo o entorno mudou enquanto o casal construiu a vida morando no local – ele trabalhou por muitos anos na Venax e ela em empresas de tabaco. Foi naquela casa que nasceu o caçula, Arnildo José, as crianças cresceram e dona Maria foi firmando raízes.
“Não tinha luz nem água quando chegamos. Logo em seguida abriram as ruas e foi construído o colégio”, comenta, ao referir-se à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos, localizada na rua Voluntários da Pátria, a uma quadra da casa dela. Em novembro, a instituição completa 45 anos de história. Outra lembrança marcante de dona Maria foi a pavimentação da rua Barão do Triunfo, logo após o asfaltamento da Carlos Wagner, o que ela estima que faça mais de 20 anos.
Atualmente, a filha Sirlei Teresinha mora ao lado de dona Maria, viúva. A cachorrinha dela, Pequena, faz companhia à idosa durante o dia. E por falar em companhia, dona Maria não dispensa um chimarrão e uma boa conversa com as vizinhas ou um passeio – seja para jogar cartas ou visitar as amigas. De manhã, se dedica às flores, ao cultivo do quintal e às tarefas domésticas, mas a tarde é reservada para a diversão. “Sentar sozinha dentro de casa não tem como. Eu tenho que estar sempre ‘lidando’”, afirma a idosa, em meio a sorrisos e muita disposição.
“Tudo mudou desde que cheguei aqui. Me acostumei com os vizinhos e hoje já é todo mundo conhecido. Não iria para outro lugar, não.”
MARIA FERNANDES – Moradora da rua Barão do Triunfo